Em nova pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) segue à frente no segundo turno da disputa pela Presidência da República com 57% dos votos válidos (tinha 59%), enquanto Fernando Haddad atinge 43% (eram 41%). O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro tem 50% das citações (eram 52%) e Fernando Haddad, do PT, alcança 37% das menções entre os eleitores brasileiros (mesma intenção de voto verificada anteriormente). Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto somam 10% e os que não sabem ou não respondem totalizam 3% (eram 9% e 2%).
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?
Jair Bolsonaro
- Com certeza votaria nele para presidente – 37%
- Poderia votar nele para presidente – 11%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 40%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
- Não sabem ou preferem não opinar – 2%
Fernando Haddad
- Com certeza votaria nele para presidente – 31%
- Poderia votar nele para presidente – 12%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 41%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 14%
- Não sabem ou preferem não opinar – 2%
O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01112/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.
Escrito por: Redação/Fonte: Site Ibope e G1