No último domingo (30), foi divulgada no Blog do Lauro Jardim, a primeira pesquisa Ibope de intenção de votos para Presidente da República, em eleições a serem realizadas em 2018.
A pesquisa aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o favorito, tendo 26% das intenções de votos na pesquisa espontânea. Lula é seguido pelo deputado Jair Messias Bolsonaro (PEN), que aparece na espontânea com 9%, e em terceiro está Marina Silva (REDE) com apenas 2%.
Os demais candidatos tiveram 1% na pesquisa, incluindo o atual presidente do Brasil, o peemedebista Michel Temer. Os outros nomes que tiveram menos de 1% foram 3%. Neste cenário os votos brancos e nulos foram 26%, mesmo número do ex-presidente Lula. Os que não souberam em que votar ou não responderam à pesquisa foram 30%, ou seja, maior que a porcentagem de quem está liderando a pesquisa.
Estimulada com Lula
Na estimulada com o nome do ex-presidente Lula, o petista lidera o cenário com 35%. Em segundo lugar aparece Bolsonaro com 13% e em terceiro Marina Silva com 8%. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o apresentador global Luciano Huck (Sem partido), aparecem com 5% no cenário com Lula. O badalado prefeito de São Paulo, adepto as redes sociais especificamente o Facebook, João Doria do PSDB paulistano apareceu com 4%.
Ciro Gomes apareceu com 3%, Álvaro Dias com 2%, Senador goiano Ronaldo Caiado apareceu com 1%, seguido por Chico Alencar que também está com 1%.
Considerado como a cereja do bolo do atual governo, o Ministro da Fazenda, goiano Henrique Meireles apareceu com 0%. Votos Brancos e nulos somaram-se 18% neste cenário, e os que não sabem em que votar ou não responderam à pesquisa foi 5%.
Estimulada sem Lula
No cenário onde não é colocado o nome do ex-presidente Lula, o deputado federal Jair Bolsonaro (Pen) e Marina Silva (Rede) estão empatados tecnicamente e ambos estão com 15%. O global Luciano Huck está em terceiro lugar com 8% neste cenário.
Neste cenário Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão com 7%. Prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) teve 5%, Álvaro Dias 3%, Henrique Meireles, Fernando Haddad, Ronaldo Caiado, Chico Alencar e João Amoedo aparecem com 1%. Os votos brancos e nulos neste cenário somaram-se 28% e os que não souberam ou que não responderam à pesquisa foram 6%.
Escrito por: Badiinho Filho/Fonte: G1 –Blog do Lauro Jardim
Fotos: Reprodução