Era por volta das 13h20 da tarde, quando uma fumaça preta era vista pelos quatro cantos da cidade de Catalão, vinda da subestação da Celg, na Vila Cruzeiro, saída para Goiânia. No local, uma das redes fechou curto, danificou equipamentos e até o transformador que leva a energia para Catalão outras cidades da região. O transformador incendiado, provocou a queda geral de energia em Catalão e algumas cidades da região, como Ouvidor , Três Ranchos e Davinópolis.
Os militares do Corpo de Bombeiros gastaram cerca de 40 minutos para conter e eliminar as chamas na subestação da Celg, as quais destruíram boa parte do sistema e o transformador geral. Felizmente ninguém se feriu.
Incêndio repercuti nas redes sociais
O incêndio assustou moradores das imediações a subestação da Celg, e foi também registrada em filmagens e fotos, compartilhadas nas redes sociais, mais ainda no Whatsapp.
Foi cerca de uma hora depois do ocorrido, que começou a pipocar nas redes sociais, que alguns bairros estavam reestabelecendo o fornecimento, mas pouquíssimos setores, grande parte do Centro, Nossa Senhora de Fátima, Vila Chaud, Santa Terezinha, Castelo Branco, Estrela, Liz e Flamboyant e outros, ficaram sem pelo restante do dia, noite, e só teve a energia restabelecida no início da manhã de hoje, sábado (16), por volta das 07h40.
As cidades vizinhas de Cumari, Davinópolis, Ouvidor, Trêss Ranchos, Goiandira, Nova Aurora e os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo, já tiveram o fornecimento restabelecido ontem mesmo.
Em nota, a Celg informou “que dos municípios atingidos, apenas Catalães não foi totalmente normalizado, porém o serviço foi restabelecido para 70% dos clientes da cidade. A companhia informa ainda que uma subestação móvel será conectada à subestação de Catalão, para dar apoio ao restabelecimento das cargas no local. As equipes seguem trabalhando para normalizar completamente o serviço e reparar os danos na subestação”.
Bairros ainda estavam sem energia na manhã deste sábado (16)
Na manhã de hoje, muitos moradores de diferentes localidades reclamavam da falta de energia, no Centro e em avenidas movimentadas, como a Avenida Raulina Fonseca Paschoal, Avenida São João e Dr. Lamartine Pinto de Avelar, o trânsito estava bastante caótico, pois semáforos e radares não estavam funcionando.
Prejuízos
Logo no início da noite de ontem, sexta-feira (15), vários comerciantes estavam no escuro, muitos baixaram as portas, como um grande supermercado em frente à agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade. Bares, restaurantes e lanchonetes nem chegaram a abrir as portas. O problema veio justamente no dia em que foi anunciando que as lojas ficariam abertas até às 21 horas.
Se você é comerciante e teve algum tipo de prejuízo com a interrupção do fornecimento de energia nestas últimas 20 horas, mande fotos e vídeos para o nosso Whatsapp; (64) 9 9927-3817.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Redes Sociais