InícioNotíciasInfestação de pombos em telhado preocupa morador de Catalão

Infestação de pombos em telhado preocupa morador de Catalão

Escrito por: Portal G1

Erik Jaime
“Empresário Erik Jaime da Silva está preocupado com a quantidade de pombos que ocupam o telhado da sua casa Reprodução/TV Anhanguera”

O empresário Erik Jaime da Silva está preocupado com a quantidade de pombos que ocupam o telhado da sua casa, em Catalão. Segundo ele, o número dessas aves no local aumentou muito nos últimos cinco anos. Além do barulho, o morador está preocupado com a transmissão de doenças.

“Chega mais ou menos meio-dia, na hora do almoço, os pombos caem aqui no quintal e comem tudo que tem aqui. Não sei se era resto da comida da galinha. Eu até parei de criar galinha por causa desse problema. Mas cada dia que vai passando, incomoda mais ainda”, relata. O empresário chegou a dedetizar o local, mas a medida não teve efeito.

A maior preocupação de Erik é com a transmissão de uma doença chamada criptococose, causada por um fungo presente nas fezes dos pombos. Dentre os sintomas da doença está a meningite cripotocócica, que se não tratada imediatamente pode ser fatal.

Pombos
“Pombos se acumulam em telhado na casa do empresário” (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Segundo o diretor de Vigilância e Controle de Zoonoses de Goiânia, Edson Gomes, o pombo tem no ambiente urbano um local propício à reprodução. “Normalmente telhados sobrepostos, que se transforma em um excelente abrigo para o pombo. Ali ele faz os ninhos e a postura, em um local protegido, já que ele não tem um predador natural em um ambiente urbano”, explica.

Dentre as medidas recomendadas para evitar a presença dos pombos está não alimentar os animais. Além disso, Edson Gomes alerta que, se os pombos tiverem entrado no forro dos telhados, os moradores não devem entrar no local sem proteção adequada já que a transmissão da doença pode ocorrer por via respiratória.

“Ele deve fazer uma preparação com um litro de água sanitária para 10 litros de água, molhar esse ambiente, esperar no mínimo meia hora e depois fazer a limpeza, evitando usar vassoura exatamente para não fazer poeira”, recomenda.

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

- Anúncio -