João Vitor de Paiva Bittencourt, conhecido como Jvdepaiva, está embarcando em um desafio pioneiro: ele almeja se tornar a primeira pessoa com síndrome de Down a conquistar a carteira de motorista em Goiás.
Na última quinta-feira (14), ele deu o pontapé inicial no processo, apresentando seus documentos na autoescola e compartilhando o momento emocionante em suas redes sociais.
No Brasil, onde existem cerca de 74 milhões de motoristas habilitados, apenas dois têm síndrome de Down, e em Goiás, nenhum. Felizmente, no país não há impedimentos legais para que pessoas com deficiências intelectuais obtenham sua carteira de habilitação.
Jvdepaiva conta com o apoio de uma colaboração entre a Localiza e o Instituto Mano Down, que estão empenhados em tornar o trânsito mais inclusivo. A Localiza financia a habilitação de 30 pessoas com deficiência intelectual, como parte de seu compromisso em promover a mobilidade inclusiva no país.
O Instituto Mano Down é parceiro da Localiza no Projeto Autoescola Xraordinaria, o qual oferece direcionamento técnico e orientação aos educandos. Além disso, o Instituto proporciona um curso para as autoescolas, visando prepará-las para receber os alunos.
O projeto da Localiza visa estimular pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o intuito de fomentar a inclusão social no trânsito.
Leonardo Gontijo, fundador e diretor do Instituto, enfatiza a importância da iniciativa: “Temos uma geração inteira de pessoas que viveram na mais completa exclusão e invisibilidade social. A campanha traz o protagonismo para elas e cria oportunidades para que se desenvolvam, conquistem autonomia e espaço na sociedade”.
Os interessados em obter a carteira de motorista podem se inscrever no site da Autoescola Xtraordinária. Os 30 primeiros aprovados serão informados de que terão todos os custos da CNH cobertos pela Localiza, incluindo exames médicos, despesas legais, aulas de direção e exame final.
Publicado por: Badiinho Moisés