Um local considerado caótico, principalmente no período chuvoso, e na manhã de ontem, segunda-feira, 16 de abril, foram iniciadas as obras de canalização do Ribeirão Pirapitinga, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, no cruzamento da Avenida Ricardo Paranhos, nas proximidades do Posto do Manga (Posto do Manga). Prevista para ter começado no início do ano a obra só foi iniciada na metade do mês de abril. Em entrevista coletiva concedida a imprensa local, o Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior (MDB), afirmou que nem ele sabia o tanto de burocracia que existia no processo licitatório daquele tamanho.
“Nós fomos o Leonardo (Secretário de Obras) e eu, 22 vezes em Brasília, numa luta, e o que eu estou dizendo, não adianta você chegar e ficar com o bum bum na prefeitura, sem andar, debater, discutir, que você não vai arrumar absolutamente nada. Eu não sabia o quanto dura e o tanto que demora uma licitação desse tamanho, são inúmeras empresas que aqui vieram concorrer, e que quando não aceita o resultado tem recursos, leva mais 15 dias, volta para o recurso, responde a outra entra, então, eu prometi para o 18 de fevereiro, mas a população está muito alegre de ter começado dois meses depois”, disse Adib Elias em entrevista.
Já o Secretário Municipal de Obras, Leonardo Martins, disse que a obra é composta de amplas avenidas com asfalto CBUQ, calçadas largas com acessibilidade, três pontes, canalização com concreto e as iluminações das avenidas com lampadas de led. Os cerca de R$ 20 milhões de reais para a obra de canalização veio do Ministério da Integração Nacional, e segundo o contrato entre prefeitura e empresa responsável pela obra, ela tem que ser concluída em 14 meses, ou seja, até agosto de 2019.
Trânsito conturbado no local
As obras no local de grande fluxo de veículos deverá afetar o trânsito na região, pois quem mora no Bairros Margon I, II e III, Vila Liberdade, Jardim Paraíso e Jardim Paineiras, para ter acesso ao outro lado do Córrego Pirapitinga, passam todos dias pelo local, o qual também detém de grandes comércios e o Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus.
O Secretário de Obras afirmou ainda, que a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC), fará estudos para amenizar os transtornos durante a realização das obras.
“Com certeza vai ser muito diferente, a ponte que hoje está aqui será destruída, onde faremos duas novas pontes, e o trafego aqui vai ficar muito difícil, mas com certeza a SMTC está estudando para viabilizar as saídas inteligentes para que todos os usuários dessa região possa estar pegando outras opções, outras ruas, e assim evite-se a trafegabilidade por aqui durante esse tempo de obras”, finalizou Leonardo Martins, Secretário Municipal de Obras de Catalão.
Escrito por: Badiinho Filho
Fotos: Reprodução/Pidim Jornal O Catalão