InícioECONOMIAGoiás abre chamamento para ampliar internet em municípios

Goiás abre chamamento para ampliar internet em municípios

O Governo de Goiás lançou, no dia 4 de abril de 2025, um chamamento público para convocar os municípios do estado a aderirem ao programa Goiás + Digital. Assim, a iniciativa tem como foco expandir o acesso à internet e reduzir a desigualdade digital, promovendo a inclusão digital em regiões ainda sem cobertura de telefonia móvel.

Como Participar

Os municípios interessados devem se cadastrar até o dia 28 de abril de 2025, através do preenchimento do termo de compromisso disponível no site oficial (www.goias.gov.br/governo/goias-mais-digital). Ademais, as localidades elegíveis para participação estão listadas no painel de dados de infraestrutura da Anatel (http://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura).

Seleção e Cronograma do Projeto

Dessa forma, após o prazo de inscrições, a Secretaria-Geral de Governo (SGG) divulgará a lista dos municípios selecionados. Em seguida, as cidades escolhidas participarão de um processo seletivo com as operadoras responsáveis pelo serviço de telefonia móvel.

  • Primeira etapa (1º semestre de 2025): Obtenção de licenças e autorizações necessárias, além da seleção pública das operadoras.

  • Segunda etapa (2º semestre de 2025): Início das obras e instalação das Estações Rádio Base (ERBs), que garantirão o sinal de telefonia móvel nas localidades participantes.

Benefícios do Programa

Assim, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a importância do programa para a conectividade nas regiões ainda desassistidas. “A adesão dos municípios representa mais desenvolvimento e conectividade para as áreas distantes, reduzindo a exclusão digital e garantindo acesso à telefonia móvel”, afirmou o secretário.

Parcerias e Apoio Técnico

O Goiás + Digital é coordenado pela SGG e conta com o apoio técnico da Goiás Parcerias, empresa responsável por fomentar investimentos em infraestrutura digital. Diego Soares, presidente da Goiás Parcerias, explicou que o programa permite que as operadoras instalem antenas em áreas sem cobertura e recuperem os recursos por meio de créditos. “Essa parceria fortalece a transformação digital em nosso estado”, afirmou.

Próximos Passos

Portanto, o resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 5 de maio, com prazo para apresentação de recursos até 9 de maio. Além disso, o resultado final será publicado em 16 de maio. Assim, a expectativa é que a implementação do programa beneficie milhares de goianos, trazendo serviços essenciais de telefonia e internet móvel para locais antes desconectados.

Com informações da Secretaria-Geral de Governo | Goiás Parcerias – Governo de Goiás

Maria Eduarda Furtado
Maria Eduarda Furtado
Graduanda em Letras Português/Inglês pela UFCAT, editora e redatora da empresa Badiinho Publicidades e produtora de jornalismo da emissora de rádio Cultura 101.1 FM, em Catalão (GO).

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img
spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -

spot_img

- Anúncio -