Moradores de Campo Alegre de Goiás, cidade conhecida como o coração do agronegócio e situados a aproximadamente 74 quilômetros de Catalão, encontram-se sempre atentos às informações veiculadas pelo Badiinho. Muitos deles entraram em contato com o Blog do Badiinho para compartilhar um incômodo recorrente: a interrupção do abastecimento de água que já dura cerca de 24 horas.
Cláudia Neves, uma das residentes, detalhou a situação, revelando que em determinadas residências a água cessou seu fluxo por volta das 8 horas, enquanto em outras, foi por volta das 10 horas ou do meio-dia de ontem, quarta-feira (09). Ela também destacou que, em alguns bairros, houve agravante adicional, pois ocorreram quedas de energia. Curiosamente, isso também impactou o bairro onde se encontram as principais bombas de captação de água responsáveis pelo abastecimento de todo o município de Campo Alegre de Goiás.
Frente a essa problemática, o Badiinho tomou a iniciativa de contatar a Administração Municipal de Campo Alegre de Goiás. A resposta oficial esclareceu dois acontecimentos que deveriam ser a atual crise no fornecimento. Em primeiro lugar, confirmou-se a ocorrência de inturrmpção de energia em diferentes setores da cidade. Em uma curiosa sequência de eventos, pouco após a restauração da energia, uma adutora essencial no bairro Santa Catarina sofreu ruptura, levando à interrupção geral do fornecimento de água.
Felizmente, foi garantido ao Badiinho que as equipes da Saneago, empresa de saneamento já estão no local, e estão mobilizadas e em ação desde as primeiras horas desta quinta-feira (10). A previsão é animadora: a normalização do abastecimento em Campo Alegre de Goiás é esperada para breve, por volta das 10 horas.
O Badiinho também entrou em contato com equipe de comunicação da Saneago em Goiânia, e veja qual foi a resposta:
A Saneago informa que o abastecimento em Campo Alegre está em fase de recuperação gradual, com normalização total na noite de hoje (10). A Companhia explica que a falta de água foi ocasionada por falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água, ocorrida ontem (9) das 9h às 20h. Quando a energia foi religada, houve ainda danos em equipamentos.
Equipes da Saneago trabalharam a madrugada toda na recuperação do sistema e o abastecimento foi retomado às 8h de hoje.
No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água. Diferentemente do restabelecimento de energia, que ocorre imediatamente após a conclusão dos serviços na rede elétrica.
Veja fotos das equipes trabalhando no local do rompimento da adutora:
Publicado por: Badiinho Moisés