O professor, climatologista e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão, Rafael Ávila, anunciou em nota técnica que a estação inverno começa a partir das 06h14 desta terça-feira (21), e com data marcada término no dia 22 de setembro.
A estação inverno é marcada pela ausência de chuva, o que derruba consideravelmente a umidade relativa do ar, que de acordo com o especialista, em agosto e setembro podem atingir os 10% ou até menos que isso. Outro fator marcante nessa época do ano, são as noites mais longas.
Com ausência da chuva e a queda da umidade relativa do ar, as pastagens e vegetações ficam secas, aumentando o número de queimadas, o que deve ser evitado, pois provocam acidentes, e principalmente, contribuem para o aumento de doenças respiratórias, na maioria delas em crianças e idosos, o que gera aumento na procura por atendimento nos hospitais causando superlotação tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).
A prisão do tempo de hoje até sexta-feira (24), é de céu claro, temperaturas amenas pela manhã e em elevação ao longo do dia, sendo que os destaques ficam para a amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima, como também a queda no índice da umidade relativa do ar no período da tarde com valores entre 25% a 81%.
Leia a nota técnica na íntegra:
NOTA TÉCNICA – LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA DA UFCAT
Previsão do tempo para Catalão (GO) e região durante a semana (18/06 a 24/06/2022): de céu claro, temperaturas amenas pela manhã e em elevação ao longo do dia, sendo que os destaques ficam para a amplitude térmica que é a diferença entre a temperatura mínima e máxima, como também a queda no índice da umidade relativa do ar no período da tarde com valores entre 25% a 81%.
A estação inverno iniciará às 06h14m no dia 21 de junho de 2022. Neste período as noites são mais longas que os dias (solstício de inverno) e o seu término será às 22h04m do dia 22 de setembro de 2022 quando se inicia a primavera.
O inverno compreende os meses de junho, julho, agosto e setembro em nossa região. Dentro da climatologia é considerado o menos chuvoso no que se refere à distribuição de chuvas e outra característica marcante é da umidade relativa do ar registrando os menores índices no período da tarde. A tendência indica que são esperados: precipitação dentro da média climatológica; temperaturas máximas em agosto e setembro são mais elevadas, devido à permanência da massa de ar seco e quente; índices de umidade relativa ar com valores que podem chegar a 10% e aumento das queimadas. As temperaturas mínimas poderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos, devido à passagem de algumas massas de ar frio mais continentais.
Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia da UFCAT
Fonte: INMET/CIMEHGO
Publicado por: Badiinho Moisés