O Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel reforçou o convite ao governador Ronaldo Caiado para uma visita oficial ao país, através de uma carta enviada nesta quarta-feira (13/03) ao Palácio das Esmeraldas. Na carta, o Governo de Israel expressou sua grande honra e satisfação em receber Caiado, propondo uma série de agendas oficiais durante sua estadia, incluindo encontros com o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu e o Presidente de Israel, Isaac Herzog.
A viagem de Caiado está agendada para o próximo sábado (16), com retorno previsto para o dia 21 de março. Durante sua estadia, estão programadas reuniões de negócios com o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre Israel e o Estado de Goiás. O governador também terá a oportunidade de visitar empresas inovadoras, com foco em tecnologia, economia, segurança pública e recursos hídricos, buscando promover o diálogo e a colaboração entre as duas regiões.
Nos últimos meses, Goiás tem intensificado o diálogo com Israel para fortalecer parcerias e implementar projetos que envolvam tecnologias israelenses. Um exemplo é o projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, na região Nordeste do estado, onde Israel é reconhecido mundialmente por sua expertise em agricultura e irrigação.
Esta visita oficial marca o primeiro evento após a assinatura do termo de cooperação entre o Governo de Goiás e Israel, em fevereiro, durante a inauguração do parque “Am Israel Chai” (O Povo de Israel Vive), em homenagem às vítimas de um atentado terrorista ocorrido em outubro do ano anterior. A ação solidária prestou homenagem às vítimas e reforçou os laços entre os dois governos.
O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, também expressou seu apoio à visita de Caiado por meio de uma carta endereçada ao governador, destacando o compromisso do Governo de Israel em receber e conduzir a agenda oficial. Além disso, o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também está programando uma viagem oficial a Israel, demonstrando o interesse mútuo em fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.
Leia o documento abaixo:
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés/Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás