Sobre as chuvas neste mês de janeiro, dados repassados pelo climatologista Rafael Ávila, revelam que até a manhã desta terça-feira (24/01), que a chuva registrada em Catalão foi de 384,2 mm, o que representa 41% acima da média histórica, isso somente nos primeiros 24 dias do ano de 2023.
O Climatologista, professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, disse que a previsão é de continuidade das chuvas volumosas ao menos até o final deste mês, isso decorrência da formação de um corredor de umidade que vai trazer mais chuvas volumosas, tanto para Catalão quanto para a nossa região.
Ávila lembra que os últimos anos que registraram tão volumosas na nossa cidade no mês de janeiro, foram em 2020 e em 2021, anos que muitos estragos ocorreram em Catalão por decorrência da grande quantidade de chuva.
Leia o comunicado emitido pelo professor Rafael Ávila com a previsão do tempo para essa terça-feira (24/01):
A terça-feira (24) será com a formação de um corredor de umidade que passa sobre Goiás vai favorecer a formação de áreas de instabilidade no Estado. Consequentemente as pancadas de chuvas que
podem vir localmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.
O nascer do sol será às 06:01hs e o pôr do sol às 18:56hs.
Alerta para o Estado de Goiás: Para o risco potencial de chuvas em formato de tempestades. Informações: Professor Rafael de Ávila Rodrigues Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT FONTE: CIMEHGO
Publicado por: Badiinho Moisés