Na noite de ontem, terça-feira (26), durante uma patrulha da Polícia Militar de Catalão, os policiais suspeitaram da atitude de duas pessoas que estavam em uma motocicleta, informando o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Major André Luiz de Carvalho, que a dupla teriam negado a tentativa de abordagem promovida pelos policiais, não parando a motocicleta, foi quando iniciou-se um acompanhamento policial por vários bairros da cidade.
O Comandante disse que a abordagem policial só foi possível com um cerco policial feito nas margens da BR 050, próximo ao Rodo-Shopping, onde a dupla teria optado pelo abandono da motocicleta, tentado fugir por uma mata. Major Carvalho disse também, que um dos ocupantes da motocicleta se rendeu de imediato, um menor de idade, o qual se jogou no chão para que os policiais pudessem realizar a a sua detenção do mesmo. Já o outro autor, que portava uma Pistola de Calibre ponto 380, fugiu para um mata. Segundo a autoridade policial, no momento da verbalização dos policiais, o rapaz teria respondido violentamente a ordem de parada, e ao optar pelo confronto, ele foi alvejado pelos policiais que revidaram a agressão.
O rapaz de 25 anos de idade chegou a ser socorrido e encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
“Era um indivíduo de 25 anos de idade, natural de Brasília-DF, que havia chegado em Catalão segundo relatos do outro autor, a poucos meses, e veio para a cidade para praticar vários crimes, que inclusive o menor, que é o outro indivíduo que foi preso, nos relatou que eles praticaram alguns outros roubos a veículos e a estabelecimentos comerciais. Fato é tanto, que a moto utilizada para fugir naquele momento dos policiais militares, era uma moto roubada com placa adulterada, ou seja, costumeiramente eles já estavam praticando esses crimes de roubos em nossa cidade”, disse o Comandante do 18º BPM, Major André Luiz de Carvalho em entrevista à TV Anhanguera de Catalão, afiliada da Rede Globo.
Leia a nota da Comunicação Social do 18º BPM emitida na manhã de hoje, quarta-feira (27/02):
Na noite desta terça-feira, 26/02, as equipes da Polícia Militar visualizaram dois suspeitos trafegando em uma motocicleta pela área Central de Catalão. Na tentativa de abordagem, os agressores da sociedade evadiram em alta velocidade e o acompanhamento e cerco policial foram realizados.
Nas proximidades da BR 050, entre os Bairros Santa Cruz e Pontal Norte, eles abandonaram a motocicleta e adentraram em um matagal. Após a ordem de parada, um dos infratores, menor de idade de 15 anos, obedeceu os policiais, foi algemado e apreendido.
Já o outro, natural de Brasília/DF, de 25 anos de idade, desobedeceu a ordem resistindo violentamente, realizando vários disparos de arma de fogo contra os PMs, que revidaram a injusta agressão até que ela fosse cessada. Ao final dos disparos, as equipes notaram que o agressor teria sido atingido e, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro, bem como a Polícia Técnico Científica e Delegado de Polícia.
O infrator da lei, dessa forma, foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa, mas não resistiu e foi à óbito no local. Ele possuía antecedentes criminais por roubo de veículo (3 vezes), roubo seguido de sequestro (2 vezes), furto qualificado (2 vezes), sequestro e cárcere privado (2 vezes) resistência, dentre outros delitos.
A arma utilizada pelo infrator, tipo pistola calibre .380 com numeração raspada, ficou a disposição da perícia, bem como a motocicleta, que era produto de roubo. Ambos os infratores teriam participado também de dois roubos de veículos e um roubo a comércio recentes na cidade de Catalão.
Polícia Militar do Estado de Goiás.
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações TV Anhanguera