Procurados pelo Badiinho, os advogados, juízes aposentados e em exercício, promotores e autoridades da cidade de Catalão manifestaram pesar pelo falecimento do Dr. Adélio Campos, ocorrido na noite de terça-feira, 09 de abril. Juiz aposentado e uma grande personalidade em nossa cidade, Dr. Adélio Campos era filho de Frederico de Campos. Após se aposentar como juiz, ele exerceu a advocacia e foi uma voz ativa como presidente do Clube Recreativo Catalano (CRAC de Catalão), time de futebol da cidade.
“Dr. Adélio iniciou na magistratura em Goiás, trabalhando na Comarca de Goiandira. Foi promovido logo em seguida para a cidade de Pires do Rio e, posteriormente, para Catalão, em uma época em que a classificação das Comarcas era diferente. Durante todo o período em que trabalhou em Goiandira, também atuou em Catalão. Foi um juiz muito trabalhador, admirado pelas pessoas. Dedicou-se muito à magistratura e adquiriu vasta experiência ao trabalhar por muitos anos no Cartório de Família e Sucessões. Além disso, colaborou com vários promotores de Justiça que tinham grande apreço por ele. Dr. Adélio trabalhou arduamente por Catalão. A ideia da construção deste modelo do Fórum foi dele. Na época, ele procurou o prefeito, Dr. José Moreira, que acolheu a ideia e construiu o Fórum, intermediado por Dr. Adélio Campos, cujo irmão era desembargador e até presidente do Tribunal de Justiça. O Dr. Adélio deixará seu nome na Comarca de nossa cidade como uma pessoa que dedicou muito de si”, disse Dr. Antenor Eustáquio, Juiz de Direito aposentado e hoje atuando como advogado em Catalão.
“Vim para Catalão em 1992 e fui extremamente bem recebido pelo Dr. Adélio, que na época era titular da 1ª Vara de Família e 1° Civil. Tivemos uma convivência extremamente especial até o ano em que me aposentei. Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de um excelente profissional, um homem muito humano e de uma competência ímpar. Lamentamos profundamente sua partida, ela representa uma perda para todos nós”, disse o ex-juiz, agora atuando como advogado, Epaminondas da Rocha.
“Completerari agora em agosto 25 anos em Catalão, o que representa um quarto de século. Quando cheguei, assumi a segunda vara, que havia sido ocupada pelo Dr. Epaminondas, enquanto o Dr. Antenor era juiz titular da primeira Vara. Conheci o Dr. Adélio como advogado, já que estava exercendo intensamente essa função quando cheguei. Era intransigente na defesa de seus clientes. Como recém-chegado a Catalão, ouvi apenas algumas histórias sobre sua atuação como juiz, compartilhadas até mesmo pelo Dr. Antenor, que, enquanto juiz titular de Cumari, auxiliou o Dr. Adélio na 1ª Vara de Catalão. O Dr. Antenor sempre confidenciava sobre a convivência saudável com o Dr. Adélio, um trabalhador que cumpria suas obrigações. Isso reflete o quanto ele foi um excelente juiz. Quando cheguei, também pude constatar que foi um excelente advogado. Sentiremos muito sua falta”, contou o Dr. Marcus Vinicíus Ayres Barreto, também juiz da Comarca de Catalão.
“Estamos aqui neste momento de despedida do Dr. Adélio Campos, um profissional da área jurídica que trabalhou por muitos anos como juiz, além de atuar por um tempo como advogado. Em nome do Poder Judiciário local, expressamos nosso respeito e admiração pelo trabalho dele, além de enviar nossas condolências aos familiares, desejando que Deus lhes dê forças para superarem esse momento de saudade que ficará”, disse o juiz de direito e diretor do Fórum de Catalão, Dr. Luiz Antônio.
“Realmente é uma perda para Catalão, para a advocacia, para a magistratura e para a sociedade. O Dr. Adélio sempre se envolveu em causas sociais e clubes de serviço, especialmente no CRAC de Catalão, do qual foi presidente do Conselho Deliberativo por muito tempo. Conheci-o como advogado quando cheguei aqui em 1999. Ele já estava aposentado, mas sempre foi cortês, educado e nos deu um exemplo de convivência harmoniosa”, expressou o Promotor de Justiça Fábio Bonnas.
“Com profundo pesar, nos despedimos de um grande irmão, amigo, advogado e ex-juiz, Dr. Adélio de Campos, cuja bondade e simplicidade tocaram a todos ao seu redor. Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, amizade e momentos inesquecíveis compartilhados. Que sua alma descanse em paz e que sua família encontre conforto nas memórias e no apoio de todos que tiveram a sorte de conhecê-lo. Descanse em paz. Que seu espírito encontre paz e serenidade na eternidade”, expressou o advogado Elson Ferreira.
“Como advogado, fico completamente consternado com o falecimento do Dr. Adélio, um magistrado exímio, conhecido por ser bastante acessível, solicito, e também por ter sido um colega advogado com atuação por vários anos aqui na cidade de Catalão. A advocacia e o judiciário não perderam somente um grande profissional, mas também um exemplo de ser humano”, disse o advogado Paulo Fayad.
“Sempre foi um homem muito dedicado aos estudos, sério e que chegou onde chegou justamente por seus esforços. Era um escrivão veterano nos seus auges dos seus 40 anos de idade, conseguiu fazer o curso de direito na Universidade Federal de Uberlândia, passando logo em seguida sendo aprovado no concurso para juiz e assumiu até ser juiz aqui na 1ª Vara de Catalão”, revelou o advogado e ex-presidente da OAB de Catalão, Dr. José Roberto.
“Dr. Adélio de Campos foi um grande jurista da nossa região. Aposentou-se como Juiz de Direito na Comarca de Catalão e dedicou-se posteriormente ao exercício da advocacia. Sempre com um sorriso no rosto, era brincalhão, por vezes rígido quando necessário, muito culto, religioso, educado, estudioso, bom pai de família e amante do futebol. Cativava amigos por onde passava. Dr. Adélio cumpriu seu papel neste plano e deixará saudades. Descanse em paz, meu amigo!”, disse o advogado Dr. Cláudio Ciríaco.
“Catalão perdeu um grande homem, um grande jurista e um ser humano muito comprometido com a vida e a sociedade, além de um amante do CRAC de Catalão, onde por muito tempo presidiu o Conselho Deliberativo. Era uma pessoa sempre empenhada em fazer o melhor diante das condições que tinha”, palavras do presidente da Câmara de Catalão, vereador Jair Humberto.
“Foi uma perda muito grande para a sociedade catalana, pois Dr. Adélio foi uma pessoa marcante e importante na transformação cultural e social de nossa cidade, tanto como representante da nossa sociedade quanto como um jurista muito importante. Sua formação foi pautada na honestidade e corretividade. Deixou seu legado durante muitos anos, trazendo justiça e comprometimento com a população”, expressou o empresário e deputado estadual Jamil Calife.
O Dr. Adélio Campos, 82 anos de idade, já estava em tratamento contra a doença de Alzheimer. Devido a algumas complicações de saúde, encontrava-se hospitalizado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tendo seu quadro evoluído para óbito na noite da última terça-feira, 09 de abril.
O velório teve início às 08h da manhã desta quarta-feira, 10 de abril, na sala de velórios da Funerária Fênix, situada em frente ao Memorial Jardim São Pedro. O sepultamento está programado para às 15h00 no Cemitério Municipal. Catalão presta suas condolências à família e amigos de Dr. Adélio neste momento difícil.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés