Nesta quinta-feira, 26 de setembro, o Cartório Eleitoral da 8ª Zona, em Catalão, iniciou uma das últimas etapas da preparação para as eleições de 2024: o lacre das urnas eletrônicas. Marco André De Ávila, técnico judiciário do cartório, explicou que esse processo consiste no carregamento dos dados dos candidatos e candidatos em cada urna, seguido da lacração dos compartimentos que armazenam a mídia de resultado e o flashcard. O procedimento é aprovado pelo juiz eleitoral e pela promotora.
Com cerca de 294 urnas destinadas à região, sendo 200 apenas para o município de Catalão, o processo de fluxo de alguns dias. Cada urna leva aproximadamente 10 minutos para ser configurada, e a previsão é de que todo o trabalho seja concluído até sábado, dia 28, ao meio-dia.
Após o lacre, o próximo evento do caledário, será a distribuição das urnas para as seções eleitorais, locais que serão preparados com os materiais necessários para garantir que a votação do dia 6 de outubro ocorra dentro da normalidade. Marco André também destacou que existem urnas de contingência para substituições em caso de problemas técnicos durante a votação.
O Blog do Badiinho segue acompanhando todo o processo eleitoral de 2024, comprometido em trazer as informações mais atualizadas para os leitores até a conclusão do pleito, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Vídeo disponível no perfil do Blog do Badiinho no Instagram, mostra como é feito a lacração das urnas eletrônicas:
Ver essa foto no Instagram
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés