Nesta quarta-feira, 31 de maio, as regiões de Catalão foram agraciadas com uma leve chuva no final da tarde e início da noite, conforme previsto pelo climatologista professor Rafael de Ávila, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Segundo ele, essa chuva trouxe consigo uma queda significativa da temperatura, trazendo o frio para a região.
Rafael Ávila informa que a passagem de uma frente fria pelo sudeste do Brasil favorece a formação de pequenas áreas de instabilidade no centro sul do estado de Goiás, o que pode resultar em pancadas de chuva em áreas de instabilidades. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio de origem polar provocará uma queda significativa na temperatura.
Com ocorrência da chuva, os termômetros registrarão mínimas de 16, 17 e até 14°C durante as manhãs e madrugadas, mas a sensação térmica será ainda mais baixa do que esses números indicam. Após a chuva, a umidade relativa do ar ultrapassará os 90%.
Portanto, é importante se preparar para os próximos dias, pois o friozinho continuará. Certifique-se de ter agasalhos extras e cobertores à mão.
Publicado por: Badiinho Moisés