O Prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior (POD), esteve em uma emissora de rádio da cidade para dar explicações a respeito do novo decreto assinado por ele ontem, quinta-feira (18/02). Elias ressaltou que ele segue a nova determinação do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus (Sars Cov-2) o qual decidiu sobre as novas medidas, isso a partir de reuniões, sendo que uma delas, realizada na última quarta-feira (17), teve o acompanhamento de Promotores Públicos do Ministério Público Local.
De acordo com o prefeito Adib, os supermercados poderão funcionar das 06 às 20hrs no meio da semana, e aos finais de semana, somente aos sábados até às 20hrs, vedado o funcionamento aos domingos, o que se estende ao congêneres (açougues, padarias, verdurões e mercearias).
Com relação ao transporte de pessoas, o transporte público coletivo ficará suspenso nos próximos 8 dias, o que incluí os moto-taxis, taxis e motoristas de aplicativos.
Os disks bebidas também terão manter as portas fechadas e diferentemente do decreto anterior, o seguimento não poderá atender em sistema delivery.
Os segmentos do ramo alimentício, como pizzarias, sanduicheirias e demais estabelecimentos, poderão trabalhar somente no sistema delivery – entrega nas casas, e diferentemente das medidas anteriores, não poderão trabalhar com as retiradas dos produtos no balcão.
Com relação as clínicas, de estética, odontológicas e demais outras de qualquer segmento, exceto as que trabalhem com o diagnóstico da Covid-19, também não poderão funcionar nesses próximos 8 dias.
Os Hotéis também estão proibidos de prestar atendimento a hospedes e nem manter funcionários em seus interiores.
As feiras livres de qualquer espécies de dia e de noite, como as que ocorrem aos domingos na Duque de Caxias, próximo a prefeitura às terças e sextas e as noturnas, também estão proibidas nesses 08 dias.
Os escritórios de advocacia, contabilidades e demais, também estão vedados de funcionamento.
As lojas do comércio atacadista e varejista de qualquer natureza também estão proibidas de funcionarem.
As construções civis na cidade de Catalão, também terão que paralisar pelos próximos 8 dias.
Ativadas esportivas em qualquer modalidade em locais públicos como em praças, complexos esportivos como o Clube do Povo e demais, também estão expressamente proibidas, o que se estende para o setor privado como é o caso das academias.
FISCALIZAÇÃO
O trabalho de fiscalização será feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), Vigilância Sanitária, em trabalho conjunto com Polícia Militar.
Adib disse ainda, que serão cassados os Alvarás de funcionamento dos estabelecimentos infratores, e que para tal ato acontecer, bastará ser lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) feito pela Polícia Militar, e que só será concedido esse alvará novamente, após o fim da pandemia.
INDÚSTRIAS
De acordo com a entrevista do Prefeito de Catalão, Adib Elias (POD), a montadora da Mitsubishi, a fábrica da John Deere e as indústrias do setor mineral (Niobras, Copebras, Mosaic) e suas terceiras, poderão operar normalmente, inclusive com a permissão do transporte coletivo dos trabalhadores, pois de acordo com o prefeito, as empresas seguem rígidos protocolos de segurança diários, porém, alertou que caso tiver indícios de avanço da doença na próxima semana, elas terão que paralisar suas atividades e será proibido o transporte desses trabalhadores.
BANCOS E CASAS LOTÉRICAS
O prefeito Adib Elias (POD), afirmou que as agências bancárias e casas lotéricas que são extensão dos bancos, devem seguir o decreto que entrará em vigência hoje, sexta-feira (19), e manter suas portas fechadas nesses próximos 8 dias.
De acordo com Elias, “os bancos e casas lotéricas vão ficar fechados pela prefeitura, caso eles queiram abrir, que tentem medidas judiciais”. “Vamos peitar uma Lei Federal, e em caso de existência de abertura a Polícia Militar irá fazer suas intervenções para o seu fechamento”, referindo o prefeito sobre uma possível ação judicial da Federação Brasileira de Bancos
AGORA VEJA O QUE VAI FUNCIONAR EM CATALÃO NESSES 8 DIAS DE LOCKDOWN
-Supermercados e congêneres;
-Farmácias e estabelecimentos voltados ao diagnóstico da Covid-19;
-Distribuidores e revendedores e gás e postos de combustíveis;
– Serviços de urgência e emergência em saúde;
-Cemitérios e serviços funerários;
-Estabelecimentos industriais;
-Estabelecimentos comerciais que atuem na venda de produtos agropecuários;
-Hospitais veterinários e clínicas veterinárias, exclusivamente voltados aos serviços de urgência e emergência.
LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA