A Secretaria de Saúde de Catalão está promovendo uma série de ações como parte da campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. A secretária de Saúde, Giselda Alcântara, destacou a importância do rastreamento por mamografia e a necessidade de ampliar o foco para mulheres a partir dos 40 anos. Segundo ela, apesar do Ministério da Saúde recomendar o exame a partir dos 50 anos, é perceptível um aumento nos casos entre mulheres mais jovens, incluindo aquelas abaixo dos 40 anos.
“O diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e evitar tratamentos mais invasivos e dolorosos, como a quimioterapia e radioterapia,” explicou a secretária. Alcântara ainda ressaltou que, embora o autoexame seja importante para que a mulher conheça o próprio corpo, a mamografia é mais eficaz para detectar lesões em estágio inicial.
Estrutura de atendimento em Catalão
Giselda garantiu que não há fila de espera para a realização de mamografias na cidade. As pacientes podem solicitar o exame nas unidades básicas de saúde e realizar a mamografia em três locais: o Centro Diagnóstico Municipal, a Santa Casa e, em casos de maior demanda, na Clínica Imagem. “A marcação é feita diretamente nas unidades de saúde, e temos parcerias para garantir o rápido atendimento”, explicou.
Dia D: atendimento e serviços especiais
No dia 21 de outubro, a Unidade Básica de Saúde do Copacabana será o centro das atividades do Dia D, com foco na saúde e bem-estar das mulheres. Das 8h às 12h e das 13h às 17h, serão oferecidos atendimentos com ginecologistas, clínicos gerais e ultrassonografistas, além da coleta de exames preventivos e encaminhamento imediato para mamografia, se necessário.
Para tornar o evento ainda mais atraente, a Secretaria de Saúde promoverá uma “Caravana de Beleza”, com serviços como corte de cabelo, limpeza de pele e design de sobrancelhas, buscando aliar saúde e autoestima.
“Estamos unindo saúde e bem-estar para estimular a participação das mulheres. O Dia D será uma oportunidade de cuidado completo, desde exames até serviços estéticos”, destacou Giselda.
Escrito e publlicado por: Badiinho Moisés