Neste exato momento, a Mata do Setor Universitário está em chamas, e os moradores nas proximidades estão assustados e temerosos com a mortalidades de animais como cobras e principalmente dos macacos, e também que animais peçonhentos comecem a invadir as suas casas.
Mais cedo, o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Catalão afirmou que monitorava a área, porém, a situação estava complicada por causa que as chamas estavam na copa das árvores, mas que será montado uma força-tarefa com militares do Corpo de Bombeiros e auxílio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para combater o incêndio.
NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS | Fomos solicitados para realizar o combate em um princípio de incêndio em uma reserva localizada dentro da cidade de Catalão (Mata o Setor). Por ser um local crítico da nossa área de atuação, fomos com duas guarnições a fim de realizar um combate mais efetivo e evitar propagação. Porém, quando chegamos o fogo já está em fase adiantada. Assim adentramos a mata com sopradores e fizemos um combate de, aproximadamente 07 horas conseguindo evitar a propagação em vários sentidos, porém não sendo possível eliminar totalmente as chamas, ficando várias madeiras em chamas dentro do perímetro queimado. Com a chegada do período noturno, tivemos que diminuir o combate direto, fazendo monitoramento da área, para que seja retomado com força total no próximo dia, uma vez que trata-se de mata fechada, com várias grotas e região alagadas, dificultando o deslocamento.
Fomos apoiados por várias empresas, que mandaram tanto caminhão pipa, quanto brigadistas para ajudarem no combate. Tivemos também o apoio dos órgãos municipais (Meio Ambiente), que esteve em todo o período no local.
Guarnição Empenhada: St Cardoso, Sgt Rafael, Sgt Leonardo Alves, Sgt Kleiton, Sgt Nilton, Cb Nicolau, Cb Diniz e Sd Kaian.
Publicado por: Badiinho Moisés