Aos poucos o cenário político visando à eleição estadual de 2022 vai se desenhando em Catalão e na nossa região, com postulações de pretensos candidatos de olho nas 43 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). No próximo ano, Catalão poderá ter ao menos quatro nomes expressivos disputando o cargo de deputado estadual.
Depois do MDB de Goiás ter iniciado conversações com o governador Caiado, já ensaiando um apoio da agremiação partidária ao seu projeto de reeleição, nesta semana, na última terça-feira (27), o presidente do MDB de Goiás, ex-deputado e ex-candidato a governador em 2017, Daniel Vilela, esteve reunido com os irmãos Galdinos, ex-prefeito de Ouvidor Onofre Galdino, e seu irmão, Elder Galdino, que disputou a prefeitura de Catalão pelo MDB. O encontro que ocorreu em Goiânia, e foi acompanhado pelo presidente do partido em Catalão, Dr. Orioval Cândido Leão Júnior.
O Badiinho procurou todos eles, e de acordo com presidente da sigla em Catalão, Orioval Júnior, Daniel Vilela lhes deu garantias de que o MDB continuará sob domínio do mesmo grupo, afirmando ainda que o partido terá candidato a deputado no próximo ano. Leão também disse que a vaga poderá ser disputada tanto por Onofre ou por Elder Galdino.
Por telefone, o Badiinho também conversou com os irmãos Galdinos, tanto Elder quanto Onofrin, os quais reafirmaram o que foi dito pelo presidente do partido em Catalão, que a reunião foi com pauta de reafirmação do comando do partido, afirmando eles, que as portas seguem abertas do MDB para qualquer soldado que vier para somar.
A respeito de candidatura ao cargo de deputado, Onofrin disse que vai aguardar o mês agosto, pois dependem das definições das regras a serem definidas pela Justiça Eleitoral, a fim de saberem se o processo eleitoral será mudado para o voto distrital, ou se permanecerá como está por sistema de chapas partidárias com coeficiente eleitoral. Onofre disse que a partir dessa definição, será realizada uma pesquisa de avaliação dos nomes dele e de seu irmão, o que apresentar melhor desempenho, é o que vai estar na disputa.
A respeito de seu relacionamento com o atual prefeito de Ouvidor, Cébio Nascimento, o ‘Cebinha’, apoiado por ele e seu grupo para sucedê-lo na eleição municipal de 2020, Onofre Galdino disse que dá parte dele está tranquilo, o que pode estar ocorrendo, é algum ou outro auxiliar do prefeito que nunca contribuiu com o grupo, estarem fazendo intrigas. A respeito do relacionamento político em Ouvidor, Onofre finalizou com a seguinte frase: “Judas traiu Jesus a milhares de anos atrás e até hoje é queimado pelo povo”, acreditando o ex-prefeito da terra do minério, estarem todos unidos nas próximas eleições.
AOS MENOS QUATRO NOMES DE EXPRESSÃO PODERÃO ESTAR NA DISPUTA POR UMA VAGA NA ASSEMBLEIA EM 2022
Em Catalão e região, o cenário eleitoral se desenha com ao menos quatro nomes expressivos que poderão estar na disputa de 2022, três deles pela base do governador Caiado. Além dos irmãos Galdinos que definirão o nome por meio de pesquisa, outro forte aliado a Caiado, é o prefeito Adib Elias (POD), que até o momento ainda não anunciou o nome que por ele e seu grupo, e dentre os nomes que estão sendo ventilados está o da Secretária de Ação Social, Adriete Elias, do Secretário de Habitação, Leovil Evangelista, do Secretário de Indústria e Comércio, Cairo Batista, e do ex-prefeito e atual secretário de Saúde, Velomar Rios.
Também pela base do governador, corre por fora, na busca por apoios para viabilizar sua candidatura, o cartorário Luiz Sampaio (CID), que disputou a eleição passada concorrendo ao cargo de deputado estadual obtendo votação expressiva. Sampaio, atualmente compõe o governo Caiado através da vice-presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Pela oposição, até o momento, apenas confirmou pré-candidatura na região, Gustavo Sebba, que tentará pelo PSDB sua reeleição.
Escrito por: Badiinho Filho