Escrito por: Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT
O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realiza amanhã, dia 26, às 10h30, no Clube SESI, a festa em comemoração aos seus 10 anos de fundação. O dia será festejado com almoço, show ao vivo com a banda Garotos do Forró, recreação infantil e muitos prêmios para o trabalhador.
Neste ano, o Sindicato adiou a comemoração do 1° de Maio para celebrar a data juntamente com os seus 10 anos de fundação. De acordo com o presidente do SIMECAT, Carlos Albino, a expectativa para a festa é muito boa. “Amanhã vai ser um dia muito importante. Os trabalhadores e grandes lideranças sindicais que contribuíram com as nossas lutas estarão unidos para lembrar dos nossos dez anos de lutas e conquistas”, afirma.
Além de lazer e diversão, os trabalhadores ainda concorrerão ao sorteio de 3 motos 0Km e 10 TV’s 50”. Cerca de seis mil sócios e dependentes participarão da Festa SIMECAT 10 Anos. O presidente da CNTM e da Força Sindical, Miguel Torres, e grandes lideranças sindicais dos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul também confirmaram presença. A festa ‘SIMECAT 10 Anos’ é uma parceria com o SESI Catalão.
O SIMECAT
Tudo começou em 2004, seis anos após a instalação da montadora Mitsubishi em Catalão. No começo, os metalúrgicos só tinham hora para entrar, já o horário da saída da fábrica era incerto e os trabalhadores não recebiam hora extra, os salários eram baixos e não haviam benefícios. Trabalhadores revoltados com a situação enfrentada dentro do seu local de trabalho se uniram e decidiram caminhar em direção à luta sindical.
A ideia de fundar o sindicato partiu de Carlos Albino de Rezende Júnior, atual presidente do SIMECAT, e Cledson Rocha Machado (Bil), ainda membro da diretoria. Em seguida, outros companheiros foram se unindo ao movimento. Então, em 24 de junho de 2004, com a presença de 121 bravos guerreiros, aconteceu a fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT).
O SIMECAT se constitui como representante legítimo e defensor da categoria metalúrgica no município. Hoje, o polo metalmecânico de Catalão emprega cerca de 6 mil trabalhadores. O número de associados já alcança a marca de 2,5 mil. Somados aos dependentes, a família metalúrgica chega em torno de 6 mil pessoas.
Além de lutar por salário, emprego e melhores condições de trabalho, o Sindicato evoluiu para o sindicalismo que luta por melhores condições de vida da população e pela cidadania. Com a sua expansão, passou a participar da vida política, econômica e social do País.
O SIMECAT é reconhecido como uma entidade forte e representativa por sua atuação efetiva na defesa dos interesses dos trabalhadores e já tem uma tradição de lutas e conquistas. Nestes dez anos, sua atuação vai além de garantir conquistas financeiras, seu trabalho também é voltado para saúde, bem-estar e qualidade de vida da classe trabalhadora. Atualmente, o SIMECAT é referência no Estado e no País por manter uma postura firme e garantir grandes acordos salariais e benefícios.