Em novo posicionamento da MGO Rodovia, sobre os trevos de acessos aos bairros Pontal Norte, Castelo Branco e Santa Terezinha, enviado ao Blog do Badiinho após o protesto dos moradores do bairro Pontal Norte, os quais fecharam a rodovia BR 050 por mais de uma hora na quarta-feira da semana passada (14/11), a empresa disse que a concessionária contratou uma empresa com anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres para a realização de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para adequação das obras de duplicação da BR 050 de acordo com a realidade atual, pois segundo eles, o projeto original é de 2012, e não atende mais as necessidades da população de Catalão.
Quanto aos trevos de acesso, especificamente no trevo do Pontal Norte, alvo de protestos na semana passada, a MGO disse que o anteprojeto (projeto funcional) com as alterações propostas ao projeto original, elaborado pela MGO Rodovias, com a participação e concordância da Prefeitura Municipal de Catalão, contempla um acesso da rodovia ao bairro, o que não havia no projeto original.
A nota diz ainda, que o estudo com as alterações propostas (não só essa) está sendo analisado pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), que regula e fiscaliza o contrato de concessão, a quem cabe aprovar ou não as mudanças propostas. A empresa também afirmou, que somente após o parecer da ANTT poderão dar informações adicionais, inclusive sobre o prazo de execução da obra de duplicação nesse trecho da rodovia (início e fim).
Duplicação da BR-050 em Catalão – Nota complementar de esclarecimento
A MGO contratou uma empresa terceirizada, com anuência ANTT, para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA com o objetivo de adequar as obras de duplicação da BR-050 à realidade atual (o projeto original é de 2012) e assim atender melhor às necessidades atuais das comunidades locais. A MGO pediu e recebeu informações das secretarias municipais de planejamento sobre plano diretor dos municípios e projetos de desenvolvimento urbano para subsidiar o estudo. Assim, os projetos executivos de obras mais complexas, no perímetro urbano de municípios como Catalão e Cristalina, por exemplo, poderão ser alterados, caso seja aprovados pela ANTT, a quem já foi entregue o estudo.
Para tranquilizar os moradores do município e, particularmente do Bairro Pontal Norte, esclarecemos que o anteprojeto (projeto funcional) com as alterações propostas ao projeto original, elaborado pela MGO Rodovias, com a participação e concordância da Prefeitura Municipal de Catalão, contempla um acesso da rodovia ao bairro, o que não havia no projeto original. O estudo com as alterações propostas (não só essa) está sendo analisado pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, que regula e fiscaliza o contrato de concessão, a quem cabe aprovar ou não as mudanças propostas. Somente após o parecer da ANTT poderemos dar informações adicionais, inclusive sobre o prazo de execução da obra de duplicação nesse trecho da rodovia (início e fim).
Moradores do bairro Pontal Norte realizam manifestação e interditam BR 050 por mais de 1 hora
Escrito por: Badiinho Filho