A mineradora CMOC Brasil, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (22), informando que será realizado na tarde desta quarta-feira (22), um simulado interno de emergência na barragem na operação de Nióbio, localizada no município de Ouvidor.
A nota enviada ao Badiinho informa que “o simulado integra o Plano de Ação de Emergência em Barragens de Mineração (PAEBM) e está em linha com a atuação preventiva da CMOC no tema. Ainda, tem o objetivo de testar os recursos e protocolos de atendimento a emergências disponíveis, como rotas de fuga e pontos de encontro que compõem a ZAS (Zona de Autossalvamento), bem como o tempo de resposta das pessoas presentes nesta área. A realização dos simulados é periódica e atende à legislação vigente sobre segurança de barragens”.
A mesma nota também confirma que este simulado a ser realizado, será voltado apenas para o público interno da empresa, não sendo necessária a mobilização de público externo, porém, a comunicação da mineradora informou o Badiinho que moradores da comunidade Ouvidor dos Cláudios, na divisa dos municípios de Catalão e Ouvidor, eventualmente poderão ouvir a sirene quando for acionada. Leia a nota na íntegra abaixo:
SIMULADO INTERNO DE EMERGÊNCIA NA CMOC
Informamos que a CMOC realizará um simulado de emergência em barragem em sua operação de Nióbio, localizada no município de Ouvidor/GO, nesta quarta-feira, dia 22 de dezembro de 2021, no período da tarde.
O exercício integra o Plano de Ação de Emergência em Barragens de Mineração (PAEBM) e está em linha com a atuação preventiva da CMOC no tema. Ainda, tem o objetivo de testar os recursos e protocolos de atendimento a emergências disponíveis, como rotas de fuga e pontos de encontro que compõem a ZAS (Zona de Autossalvamento), bem como o tempo de resposta das pessoas presentes nesta área. A realização dos simulados é periódica e atende à legislação vigente sobre segurança de barragens.
Este simulado é voltado apenas ao público interno, ou seja, empregados, terceiros e/ou visitantes
presentes na unidade no momento do exercício. Não haverá nenhuma mobilização de público externo nessa ocasião.
Publicado por: Badiinho Moisés