Na quinta-feira da semana passada, 29 de maio, postamos aqui uma matéria relatando denúncia de moradores da Rua Pernambuco, no bairro São Francisco, os quais queixaram-se terem sentido na última sexta-feira (28), um cheiro de amônia, provocando neles dores de cabeça e até mesmo náuseas. Após a matéria, o Blog do Badiinho também foi procurado por moradores de outros setores, como o Pontal Norte e Vila Maria, os quais também queixavam-se do forte cheiro de amônia.
Diante das denúncias da população, o blog entrou em contato com as mineradoras da cidade, as quais, por meio de nota, se isentaram do problema.
Em nota enviada ao Blog do Badiinho na última sexta-feira (31/05), a Mosaic Fertilizantes disse que Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) fez uma vistoria na empresa que não detectou qualquer odor no local. Já a mineradora CMOC International Brasil, também por meio de nota, afirmou que recebeu a visita de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os quais realizaram vistorias nos setores de granulação, acidulação, ácido fosfórico, ácido sulfúrico e de armazenamento de amônia da Copebras, sem constatação de vazamento ou odor. (Notas disponíveis no final do texto).
O Blog do Badiinho também conversou com o Secretário de Meio Ambiente de Catalão, Silas José Tristão, o qual confirmou que equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve nas duas mineradores (Mosaic e CMOC), porém, os fiscais não conseguiram identificar alguma intercorrência que detectasse que o cheiro de amônia poderia estar sendo causado pelas empresas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, foi feito uma advertência as duas empresas para que apresentem os relatórios das atividades de produção realizadas no dia 29 de maio, ou seja, no dia em que a população dos setores acima citados fizeram as queixas. Agora a SEMMAC agora aguarda o envio dos relatório das empresas para a avaliação da intercorrência registrada.
POSICIONAMENTO MOSAIC FERTILIZANTES
Catalão, 31 de maio de 2019 – A Mosaic Fertilizantes informa que, após denúncias de moradores do bairro pontal norte sobre um cheiro de amônia na região, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC) fez uma vistoria na empresa que não detectou qualquer odor no local.
A Mosaic Fertilizantes afirma que não detectou anormalidades nas análises feitas internamente em seus processos, reforçando seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente.
NOTA DE POSICIONAMENTO CMOC INTERNATIONAL BRASIL
A CMOC Brasil monitora periodicamente todas as chaminés de suas operações, com avaliações feitas por laboratórios internos e externos, e os resultados de todos os parâmetros avaliados são comparados com a legislação vigente e enviados ao Órgão Licenciador. Todos os indicadores encontram-se abaixo dos limites previstos na legislação.
A empresa também informa que recebeu, no dia 29 de maio, agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão. Na ocasião, foram realizadas vistorias nos setores de granulação, acidulação, ácido fosfórico, ácido sulfúrico e de armazenamento de amônia da Copebras, sem constatação de vazamento ou odor.
Escrito por: Badiinho Filho