O motorista que estourar os 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com multas, terá uma punição ainda maior, a suspensão do direito de pegar no volante por seis meses.
Quem antes acumulava 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tinha o documento suspenso por um período mínimo de um mês, podendo chegar até um ano. Agora, o prazo se estendeu e a suspensão passa a ser por um período de até seis meses. A pontuação vale por infrações cometidas desde o dia 1º de novembro de 2016, mas o motorista não perde a habitação imediatamente, ele podendo recorrer ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) quando notificado pelo órgão. Caso seja decretada a suspensão da CNH, o motorista tem que entregar o documento no órgão, e a partir daí, ele não pode mais dirigir. Não cumprindo a determinação de suspensão, o motorista pode vir a ter sua carteira de motorista cassada por até dois anos.
Depois do período de seis meses de suspensão, a CNH é restituída e o motorista pode voltar a dirigir, mas só depois apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Reprodução