spot_img
InícioNotíciasMulheres aprendem a bordar com fita

Mulheres aprendem a bordar com fita

Escrito por: Natália Manfrin – Assessora de Comunicação da Sefac

unnamed

O curso proporcionou uma nova opção de renda para as participantes

Com o intuito de estimular o artesanato e de qualificar as mulheres da região, a Serra do Facão Energia, por meio do Programa de Apoio e Reinserção Social (PARES), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Catalão promoveram, na última semana, o curso de “Trançado em fita” no Centro de Integração Social da Mulher Vida Mulher Viva, em Catalão.

Durante quatro dias, 15 mulheres, assistidas pela instituição, aprenderam novas técnicas de bordado. Descobriram que com fitas de cetim é possível decorar toalhas de rosto, panos de prato, potes de vidros e o que mais a criatividade permitir. As participantes conheceram mais de vinte técnicas de bordado, como tulipa, espinho e tijolinho. 

A experiência para funcionária pública Maria Berenice Borges foi positiva.  “O curso trabalha com o emocional. É gratificante chegar ao encerramento e perceber que eu fui capaz de produzir os artesanatos. Agora, quero fazer peças como toalhas, caminhos de mesa e almofadas para presentear meus amigos e familiares. E no futuro, quem sabe, tirar um dinheirinho extra”, disse Maria.

Há 14 anos ministrando cursos pelo Senar em Goiás, a instrutora Marilene Chamon da Silva garante que é possível ganhar renda com a atividade. “O artesanato é produtivo, uma toalha como a que foi produzida na aula pode ser comercializada por R$ 15,00, com o custo de produção em aproximadamente R$ 7,00”, relatou Marilene. 

A presidente do Centro de Integração Social da Mulher Vida Mulher Viva, Adelta Amorin Rodrigues, salientou que esse tipo de curso trabalha com a autoestima das mulheres. “Muitas que entraram para o curso sentiam-se sozinhas, algumas sofrendo de depressão, e em poucos dias percebemos a diferença na fala e no sorrir”, concluiu.

 

Centro de Integração Social da Mulher Vida Mulher Viva

O Centro de Integração Social da Mulher Vida Mulher Viva é uma instituição sem fins lucrativos que oferece atendimento social e psicológico às mulheres. A instituição está localizada na Rua 6, n. 235, bairro Mãe de Deus. Mais informações pelo telefone (64) 3441-3242.

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -