Escrito por: Comunicação Sefac
(Foto: Ascom Sefac)
Moradoras da comunidade de Paulistas, em Catalão, concluíram o curso de bordado realizado pelo Programa de Assistência Técnica e Social da Serra do Facão Energia em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Catalão.
Durante quatro dias, 18 a 21 de março, cerca de dez mulheres participaram do curso para aprender a decorar tecidos utilizando o ponto cruz e o vagonite, que enfeitam com delicadeza panos de prato, toalhas e roupas de cama.
A instrutora do curso, Rosângela Maria Izaías de Azevedo, contou na aula introdutória que o bordado é um trabalho ancestral, encontrado em diversas culturas. “Toda mulher quando o vê acha lindo. A mulher precisa descobrir que dentro dela há uma bordadeira adormecida. Pode ser que essa bordadeira nunca chegue à tona, mas se ela aprender uns pontinhos…Eu descobri o bordado com 10 anos de idade.”
Um dos objetivos do curso foi ensinar o acabamento perfeito para valorizar o trabalho manual, principalmente se for comercializado, disse Rosângela. “Elas capricharam bastante e conseguiram. O esforço de cada uma me deixou emocionada!”, afirmou.
(Foto: Ascom Sefac)
Vera Lúcia Rodrigues, professora aposentada, comentou que tinha apenas noções de bordado. “Minha grande vontade era aprender o avesso perfeito, por isso fiz questão de participar deste curso. Aprendi e fiquei encantada com o desenho que fiz: dois coraçõezinhos e uma flor no meio do tecido”.
As alunas também aprenderam combinações de tons, tipos de tecidos e de linhas. Perceberam, além disso, o quanto é bom se dedicar ao bordado: é aquela horinha só delas e de seus pensamentos. É como uma terapia que rende algo bonito de se olhar.