Doze crianças já morreram em todo o mundo devido à hepatite aguda misteriosa. Segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, foram registrados, em dezenas de países, 450 casos da doença inflamatória que afeta o fígado de crianças. A informação foi publicada no jornal Metrópoles.
Autoridades sanitárias de dezenas de países estão intrigadas com os casos de hepatite aguda de origem desconhecida que têm afetado crianças e adolescentes desde, pelo menos, outubro do ano passado, segundo o Portal R7.
A maioria dos casos mundiais foi detectada no Reino Unido (176) e nos EUA (110) até agora, mas a falta de vigilância em alguns países pode estar mascarando a verdadeira escala do surto. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que monitora 29 casos suspeitos em oito estados.
Nessa sexta-feira (13/05), o número de casos suspeitos de hepatite aguda subiu para 15 no estado de São Paulo, de acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do governo estadual. Os casos foram registrados nos municípios de São Paulo, São José dos Campos, Fernandópolis e Itápolis.
“A Secretaria de Estado da Saúde monitora os pacientes e aguarda a conclusão dos exames diagnósticos e de toda a investigação epidemiológica. Portanto, é precipitada a confirmação da doença no estado, uma vez que somente a conclusão diagnóstica poderá determinar a doença”, informou o governo em nota.
Os principais sintomas registrados em hospitais de todo o mundo são icterícia (pele e parte branca dos olhos amareladas), que se dá pela incapacidade do fígado em processar de forma ideal os glóbulos vermelhos do sangue, e manifestações gastrointestinais, como dor abdominal, vômito, diarreia e náusea.
Outros sinais de doença aguda do fígado podem incluir:
• febre;
• cansaço;
• perda de apetite;
• dor abdominal;
• urina escura;
• fezes de cor clara; e
• dor nas articulações.
Publicado por: Badiinho Moisés