“Weberson Rosa Moreira, de 32 anos, natural de Catalão e Rosemar Virgiliano da Silva, natural de Caldas Novas, morreram após confronto com a PM.”
Na madrugada deste sábado (08/02), por volta de 01h30 da manhã, o Copom do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Catalão, recebeu uma ligação de Goiandira, o qual foi informado, de que a pessoa responsável pelo assassinato de Janderson Evangelista Purcina, de apenas 20 anos de idade, ocorrido no dia 05 de janeiro deste ano, nas proximidade da represa do Clube do Povo, estava frequentando uma festa naquela cidade.
Diante das informações, viaturas foram empenhadas para averiguar a situação e possivelmente realizar a prisão do autor. No momento em que os policiais foram abordar o suspeito, o mesmo resistiu a prisão, chegando a efetuar alguns disparos contra os policiais, em seguida evadiu-se do local, fugindo para uma área rural, região com grande matagal.
“Veículo GM Celta, com placas de Patrocínio-MG, que foi apreendido pelos policiais.”
Durante toda a madrugada, os policiais militares realizaram buscas, mas por ser região de mata fechada e devido a falta de iluminação, o indivíduo não havia sido localizado. Já raiado o dia, por volta das 08h da manhã, as buscas foram intensificadas em todos os sentidos, até mesmo no efetivo , onde mais viaturas estiveram no local. Por volta das 08h30, um comparsa do suspeito que estava sendo procurado pela polícia, esteve no local para auxiliar na fuga do mesmo, o qual estava conduzindo um veículo GM Celta prata, com placa de Patrocínio-MG, onde no momento do auxílio, eles avistaram a viatura da Polícia Militar (PM) e novamente fugiram sentido a mata, a qual fica entre os municípios de Goiandira e Cumari. No local foi feito um cerco, onde uma nova busca foi realizada com o intuito de localizar os suspeitos.
“Com Weberson Rosa Moreira, foi encontrado uma Pistola 9 mm, de uso restrito.”
Com as buscas um dos autores foi localizado, novamente ao ser dado voz de prisão, o mesmo resistiu a prisão e disparos contra os policiais foram efetuados, os policiais revidaram o ataque e o suspeito foi alvejado. O homem chegou a ser conduzido por uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e veio a óbito. Com o indivpiduo foi encontrado uma Pistola 9 mm, a qual é de uso restrito.
O segundo suspeito, o qual não foi localizado no local onde o primeiro foi encontrado, foi necessário a realização novamente de um cerco policial, onde foi localizado no município de Cumari, no interior de uma residência em construção, bem próximo ao limite da cidade. Segundo o sargento Eustáquio, da mesma forma foi dada voz de prisão para o indivíduo, o qual era o principal suspeito do homicídio da represa do Clube do Povo, o qual também resistiu a prisão e efetuou disparos contra os policiais, que também revidaram. O suspeito foi pego com uma arma, um revolver, além de pequenas quantidades de drogas. O mesmo também foi encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e faleceu.
O suspeito do homicídio na Represa do Clube do Povo, Rosemar Virgiliano da Silva, de Caldas Novas, havia dois mandados de prisão em abetos, um na Comarca de Araguari-MG e o outro na Comarca de Catalão. Já Weberson Rosa Moreira, natural de Catalão, de 32 anos de idade, tentava dar auxilio na fuga de Rosemar, ao ser localizado pela PM, resistiu a prisão, trocou tiros com os policiais e acabou sendo alvejado. Os dois chegaram a ser atendidos pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiram e vieram a óbito.
“Sargento Eustáquio.”
Áudio da entrevista
Além de várias viaturas da Polícia Militar (PM), participaram da ocorrência, o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) e o Serviço de Inteligência (SI) do 18º BPM.