No quarto dia de Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Catalão, o dia começou bastante movimentado na Igreja do Rosário logo nas primeiras horas do dia, é que o interior da igreja ficou completamente lotada de devoto, isso porque é celebrado neste 07 de outubro, o dia de Nossa Senhora do Rosário, considerada pelos católicos a padroeira de nossa cidade.
O primeiro terço do dia, contou com a presença de centenas de fiéis, foi tanta gente que não coube dentro da igreja, e muita gente teve que rezar o terço do lado de fora, onde as pessoas ficaram espalhadas pelo Largo do Rosário.
A noite, às 19h, no palco-missa no Largo do Rosário, dando sequência as celebrações do dia de Nossa Senhora do Rosário, será celebrada a missa de coroação da Santa, momento de muita fé e emoção aos devotos de Nossa Senhora do Rosário.
MISSA COM MISTURADO DAS CONGADAS
O Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Costa Bueno, avisa aos dançadores dos 24 ternos das Congadas de Catalão, que após a missa com a coroação da Santa, terá uma apresentação chamada de misturado, pedindo ele que os integrantes das Congadas possam ir para a missa vestidos com as camisetas de seus respectivos ternos.
MISSA CONGA MARCOU O FINAL DE SEMANA NAS CELEBRAÇÕES DA FESTA DO ROSÁRIO 2019
No dia de São Benedito, considerado o padroeiro dos afrodescendentes, celebrado no último sábado (05/10), uma missa foi celebrada no Largo do Rosário em honra ao Santo.
Logo no início da missa, a imagem de São Benedito foi levada ao altar, e a imagem do Santo foi carregada por negros de Catalão, recebendo homenagens ao som de cânticos acompanhados pelos sons de vários instrumentos africanos.
Milhares de fiéis de Catalão e região, além de turistas de várias regiões do Brasil que estão na cidade para acompanharem a festa religiosa, participaram da celebração a São Benedito. Muitos dos fiéis, a maioria dançadores das congadas, vestiam trajes típicos da África.
O dia de São Benedito é comemorado anualmente no dia 05 de outubro, sendo o único país que celebra o Santo nesta data, por causa de um respeito especial do Vaticano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No resto do mundo, o São Benedito é lembrado no dia 4 de abril, dia de sua morte.
“A comunidade negra aqui é grande, e conservam ainda traços da sua cultura, cultura essa que respeito, amo, até porque tenho no meu sangue, a negritude também, e me identifico a São Benedito pelo fato de ser negro, pelo fato de ser Santo, pelo fato de ser um homem humilde, simples, e tem tudo a ver com o nosso povo”, destacou o Padre Emerson Costa, Pároco da Paroquia São Francisco de Assis. (Com informações da TV Anhanguera de Catalão).
Escrito por: Badiinho Filho