Um internauta flagrou em uma rodovia do município de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, capital mineira, o momento em que a lama descia após a barragem de rejeitos da mineradora Vale do Rio Doce ter se rompido. Algumas casas foram invadidas pela lama. Ainda não há cada informações de feridos.
A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa, que ainda afirmou que a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.
Em seu twitter, o presidente Jair Bolsonaro, lamentou o “ocorrido em Brumadinho-MG, e que determinou os deslocamentos dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, como também o Secretário Nacional de Defesa Civil para o lugar da tragédia.
Em outros dois posts, Bolsonaro disse que a maior preocupação no momento seria atender eventuais vítimas da grave tragédia. No seu último post, Bolsonaro afirmou que o Ministro do Meio Ambiente também está a caminho, e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.
Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 25 de janeiro de 2019
Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 25 de janeiro de 2019
O Ministro do Meio Ambiente também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 25 de janeiro de 2019
Leia também:
https://www.badiinho.com.br/2019/01/25/barragem-de-rejeitos-da-vale-em-brumadinho-mg-se-rompe/
Escrito por: Badiinho Filho