A notícia ainda é de bastidores, porém, notícia veiculada no site O Popular na manhã de hoje, é que os caminhoneiros já estão se mobilizando através de grupos de Whatsapp para uma nova greve, e desta com mais força ainda. O motivo de uma nova paralisação? Revisão na alteração da tabela de preço mínimo de frete, considerada a maior conquista dos caminhoneiros dentro do pacote de negociações entre a classe e o governo federal.
Os caminhoneiros estão ressabiados e temem um lobby de empresários donos de transportadoras que estão se movimentando para derrubarem a nova tabela de preços que foi recém-instituída pelo governo como contrapartida para acabar com a greve, além de outros benefícios como a não cobrança do eixo suspenso nas praças de pedágios, redução de 0, 46 centavos.
José Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abecam), o qual esteve a frente das negociações com o governo durante a greve encerrada na semana passada e que participa hoje de uma reunião na Casa Civil para discutir o assunto, disse o seguinte: “Não vejo coisa muito boa vindo pela frente, mas vamos lutar para encontrar um meio-termo para ambas as partes”.
Um dos porta-vozes dos caminhoneiros, Wallace Landim ‘Chorão’, está em Brasília desde o último final de semana tentando diálogo com representantes do Governo Federal.
O Blog do Badiinho continuará acompanhando como estão as negociações em Brasília e no restante do país.
Escrito por: Badiinho Filho
Foto: Drone Super/Blog do Badiinho