spot_img
InícioNotíciasNova diretoria e coordenações da Regional da UFG de...

Nova diretoria e coordenações da Regional da UFG de Catalão foram empossados

Nova diretoria da UFG de Catalão foi empossada na última quarta-feira, 28 de fevereiro. (Foto: Ascom/UFG Catalão).

Foi empossada na noite da última quarta-feira (28), a nova diretoria e coordenações da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A cerimônia, presidida pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, contou com a presença de servidores, estudantes, autoridades e comunidade externa. A apresentação cultural ficou a cargo da Orquestra de Cordas Dedilhadas da Fundação Espírita Nova Vida (Fenova) e o Hino Nacional foi executado pelo servidor técnico-administrativo, Tércio Rocha, acompanhado no teclado por Samuel Pinheiro. Roselma Lucchese, diretora, e Cláudio Lopes Maia, vice-diretor, juntamente com os demais coordenadores, estarão à frente da instituição pelo período de 2018 a 2021.

Em seu discurso, Edward ressaltou a importância e o significado do momento, que segundo ele, representa a última posse de um diretor em Catalão. “A próxima posse será em Brasília, na sala de atos do Ministério da Educação (MEC), onde será empossado o novo reitor ou reitora da Universidade Federal de Catalão”, afirmou. O projeto de criação da nova universidade, a partir da emancipação da UFG, de autoria da ex-presidente Dilma Rousseff, foi aprovado no Congresso Nacional e deve ser sancionado nos próximos dias pelo presidente Michel Temer.

Sobre o processo de emancipação, Edward disse que a UFG deverá caminhar junto com a Universidade Federal de Catalão, até a implantação definitiva da nova instituição. Neste período, o MEC deverá nomear uma universidade que atuará como tutora, por um período de dois anos, prestando o suporte necessário durante a transição. O reitor afirmou que pretende trabalhar para que a tutoria esteja a cargo da UFG, respeitando a decisão da comunidade da Regional Catalão.

Falando sobre o atual cenário da educação brasileira, para o reitor, é necessário que a sociedade esteja atenta ao momento delicado vivido pelo ensino superior, que poderá ter graves consequências para o futuro, com o não cumprimento do Plano Nacional de Educação, que prevê a expansão da universidade pública. A construção de uma nação, passa, segundo Edward, pela educação pública de qualidade, com compromisso dos governos, para além do discurso, de promoção da justiça social.

Reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil e Roselma Lucchese, nova diretora da UFG de Catalão.(Foto: Ascom/UFG). 

Já a nova diretora, afirmou que sua gestão deverá ser pautada pela interação e pela inserção da universidade na sociedade. Roselma acrescentou que a construção da proposta de gestão, ocorreu de forma coletiva, ouvindo todos os segmentos que compõem a instituição e complementou que a essência do trabalho a ser desenvolvido nos próximos quatro anos será de coletividade, humanização e diálogo, em espaços democráticos e plurais. A diretora agradeceu e parabenizou a equipe que deixou a gestão, reconhecendo as inúmeras conquistas e melhorais obtidas no período.

Citando a equipe que compõe a nova gestão, Roselma mencionou as afinidades de trajetória com o novo-diretor, Cláudio Maia, sobretudo na defesa das populações em risco social. A diretora destacou ainda a importância das coordenações, que serão ocupadas por Fernanda Ferreira Belo (graduação), José Júlio de Cerqueira Pituba (pesquisa e pós-graduação), Neila Coelho de Sousa (extensão e cultura), Heber Martins de Paula (administração e finanças), Moisés Fernandes Lemos (gestão com pessoas e desenvolvimento institucional) e Laurita de Queiroz Bomdespacho (assuntos da comunidade universitária).

Ex-diretor da UFG/Catalão, Thiago Jabur Bittar, agradeceu equipe que esteve ao lado. (Foto: Ascom/UFG). 

O diretor que deixou o cargo, Thiago Jabur Bittar, agradeceu o trabalho e empenho de toda a equipe que esteve com ele e ressaltou a importância não apenas do grupo gestor, mas também de cada um e cada uma que contribuiu e contribui para o funcionamento da Regional Catalão. Thiago lembrou importantes conquistas alcançadas ao longo dos últimos quatro anos e disse que seu tempo como gestor se encerra, com a certeza do aprendizado pessoal e do crescimento da universidade.

Roselma Lucchese possui formação em enfermagem e é professora da UFG desde 2008. Possui produção científica e atuação nas áreas de ciências da saúde e saúde mental, tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências da Saúde, subárea Saúde Coletiva, Saúde Mental e Enfermagem. Cláudio Maia possui formação em história e trabalha na UFG desde 1994. Tem experiência na área de História e Direito, com ênfase em História das Sociedades Agrárias, conflitos agrários e questão agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais no campo, teoria da história, movimentos sociais no cerrado, história regional e estado, pluralismo jurídico e direito agrário.

 

Escrito por: Redação/Ascom UFG

Foto: Reprodução/Divulgação UFG

Badiinho Filho
Badiinho Filho
Blogueiro há 15 anos, proprietário da empresa Badiinho Publicidades, e também repórter de rádio e televisão na emissora Cultura FM 101,1, em Catalão-GO.

- Anúncio -

Inscreva-se para Ficar por Dentro das Novidades!

spot_img

- Anúncio -