O técnico judiciário do Cartório da 8ª Zona Eleitoral, Marco André de Ávila, informou que as novas urnas eletrônicas, que serão usadas nas seleções de votação em Catalão e em outras cidades da região, apresentam apenas mudanças no modelo e formato das telas, além do leitor de biometria utilizado pelos mesários. No entanto, ele destaca que as funcionalidades permanecem as mesmas das urnas anteriores.
Assista os vídeos no perfil do Instagram do Blog do Badiinho:
Ver essa foto no Instagram
Segundo Marco André, os participantes terão contato com as urnas do modelo 2020, que são um pouco mais compactas. Eles possuem o teclado numérico e as teclas de função “branco”, “confirma” e “corrige”. O processo de votação segue sem alterações: o eleitor digita o número do candidato e espera a exibição da foto na tela para confirmar seu voto.
Ele também esclareceu um problema comum relatado por alguns eleitores, que dizem não ter visto a foto de seu candidato. De acordo com Marco André, isso ocorre quando o eleitor pressionou a tecla “confirma” muito rapidamente, sem aguardar o breve intervalo de tempo necessário para que a imagem apareça. Apesar disso, ele garantiu que, mesmo que a foto não tenha sido exibida, o voto é registrado corretamente, desde que o número digitado esteja correto.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés