Em uma reunião realizada na sede da 8ª Zona Eleitoral de Catalão, com a presença dos coordenadores de campanha e do Juiz Eleitoral, Dr. Marcus Vinicius Ayres Barreto, foram definidas novas regras para os últimos dias de campanha eleitoral. O foco principal do encontro foi definir diretrizes para caminhadas e carreatas, especialmente na véspera da eleição, no dia 5 de outubro.
Em algumas cidades, como Davinópolis, foi decidido que não haveria nenhum evento no sábado anterior à eleição devido à dificuldade em conciliar os horários das três candidaturas. Em Catalão, também não há carreatas, sendo permitidas apenas caminhadas. Para garantir o cumprimento dessas medidas, foi estipulada uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
O objetivo dessas novas regras é evitar a sobreposição de eventos entre as campanhas, o que poderia gerar conflitos entre os militantes. Além disso, a Justiça Eleitoral quer garantir a segurança dos participantes e evitar transtornos no trânsito. Segundo Dr. Marcus Vinicius, o acordo visa manter a tranquilidade no encerramento da campanha e evitar o acirramento dos ânimos.
Embora não seja necessário obter autorização prévia para a realização desses eventos, é exigido que a Justiça Eleitoral seja informada com pelo menos 24 horas de antecedência. A reunião contou principalmente com a presença coordenadores de campanhas, com poucos candidatos presentes, já que, de acordo com o Juiz, o foco dos candidatos deveria ser buscar o voto do eleitorado, deixando questões técnicas para suas equipes.
Escrito e publicado por: Badiinho Moisés