O abandono de amimais, não só em Catalão mas por toda parte, nunca foi novidade, mas protetores de animais de Catalão afirmam que os índices aumentaram durante a pandemia. O principal motivo apontado por um grupo de proteção aos animais da cidade é a dificuldade financeira que assolou os lares nos últimos meses, o que teria levado a vários donos desistires de criar seus animais.
“Não só eu mas a comunidade de Catalão percebeu que esses abandonos aumentaram principalmente nesse ano de 2021” – diz Lidiane Mendonça, membro do conselho municipal de proteção ao animal.
Algumas organizações quem poderiam de contribuir para tentar melhorar essa realidade não exerce o devido papel. O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Catalão, por exemplo, foi criado há dois anos e chegou a ser registrado no cartório, mas até hoje não houve nenhum debate nem ação concreta em prol dos animais.
“Até o momento, eu acho que ele existe só no papel. Só no papel ainda. Se sair do papel, o conselho tem varias atribuições. Tem muito a acrescentar no direito dos animais” – disse Lidiane.
Publicado por: Badiinho Filho