Escrito por: Badiinho Filho
Nossa região vive um dos maiores períodos de estiagem dos últimos tempos. A última vez que choveu, foi no dia 02 de outubro, mas muito pouco, cerca de um milímetro, isso em alguns pontos da cidade. Agora pela manhã, os ponteiros já marcam 27.6ºC, mas a tarde pode chegar aos 37ºC.
Fata de água
Com a grande estiagem, a conscientização da população em economizar água é fundamental. Catalão vive seu pior ano com relação a falta de água, ano em que no final de setembro, alguns bairros da cidade, chegou a faltar água todos os dias, por um período de aproximadamente 15 dias. O rompimento de uma adutora, foi um dos principais fatores para o longo período de interrupção no fornecimento de água, problema este que vem se agravando pelo longo período de estiagem.
Ontem, nossa reportagem recebeu várias mensagens de que, vários bairros de Catalão estavam sem água novamente. No Bairro Evelina Nuor II, uma grande fila se formou por moradores no Centro Comunitário, que buscavam pela água, os quais estavam sem água até para necessidades do dia a dia, como tomar banho, dar descarga em um vaso sanitário, dentre outras. O Blog do Badiinho também recebeu denúncias de proprietários de estabelecimentos comerciais sem ser área da alimentação, lavando calçadas, proporcionando um grande desperdício de água, enquanto vários bairros, principalmente os mais afastados, sofrem com a falta de água. Bairros como o Nossa Senhora de Fátima, Castelo Branco, Eldorado, Residencial Liz e Flamboyant, também faltou água nesta semana.
Aumento nas queimadas
Com a forte seca, o Corpo de Bombeiros também tem registrado inúmeras ocorrências de incêndios em vegetações. Para se evitar as queimadas, as quais além de degradar o meio ambiente prejudica também a nossa saúde, atitudes como deixar de jogar um cigarro as margens da rodovia, soltar fogos de artifício próximo destas vegetações e, principalmente não colocar fogo nestas áreas, são atitudes que contribui para se evitar as queimadas.
Como manter a saúde neste tempo seco
Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco
- Também é importante manter a higiene doméstica. Evite o acúmulo de poeira, que desencadeia problemas alérgicos
- Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos
- Durma em local arejado e umedecido. Isso contribui para uma noite de sono tranquila (os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água e até umidificadores)
- A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.