A duplicação da BR-050 no perímetro urbano de Catalão, Goiás, está em andamento há um ano e já alcançou 35% de execução. A obra, realizada pela Eco050, gerou cerca de 400 empregos diretos e indiretos na região. No próximo mês, a empresa vai entregar e liberar para o tráfego as primeiras melhorias aos usuários.
Essa etapa faz parte da duplicação dos 218 quilômetros da BR-050 no estado de Goiás. Quando concluída, no segundo semestre de 2025, a rodovia estará 100% duplicada, ligando o entorno do Distrito Federal ao porto de Santos, em São Paulo.
Em Catalão, os trabalhos estão concentrados entre os quilômetros 275 e 286 entre o posto de fiscalização da PRF até após o viaduto da Mosaic Fertilizantes. As equipes da Eco050 atuam na terraplenagem, pavimentação e instalação de sistemas de drenagem em 12 quilômetros de vias marginais e 11 quilômetros de novas pistas. A primeira entrega de melhorias ocorrerá no próximo mês, com a liberação de 3,5 quilômetros de duplicação entre os quilômetros 283 e 286.
O Gerente de Engenharia da Eco050, Guilherme Gonçalves, ressaltou que a obra tem um cronograma de 24 meses, mas os usuários não precisarão esperar até o final para se beneficiarem das melhorias. “Vamos liberar trechos para o tráfego à medida que forem concluídos, de forma contínua”, explicou.
Além das novas pistas e marginais, estão em construção cinco dispositivos viários, incluindo pontes, viadutos e retornos em desnível. Segundo Gonçalves, as vigas para esses dispositivos já estão finalizadas, assim como a instalação de 128 estacas. “Iniciamos também a escavação da trincheira no quilômetro 280, próximo ao Posto JK, uma melhoria importante para eliminar um dos principais gargalos viários da cidade”, complementou.
Medidas de Segurança no Tráfego
Durante a execução da obra, desvios no trânsito foram implantados no perímetro urbano de Catalão. A supervisão reforça a importância dos motoristas no cumprimento da sinalização e do limite de velocidade de 40 km/h em toda a área em construção, a fim de garantir a segurança de todos.
“Mais desvios serão necessários até a conclusão do projeto. Sabemos que isso pode causar transtornos temporários, mas é uma medida essencial para a finalização dos trabalhos. Pedimos que os motoristas sigam as normas de trânsito para evitar acidentes”, finalizou Guilherme Gonçalves.
Resumo das Obras na BR-050 em Catalão:
- 11 km de duplicação;
- 12 km de estradas marginais;
- 5 dispositivos em desnível;
- 1 passarela;
- Duplicação e restauração do viaduto sobre a linha férrea;
- Aproximadamente 400 empregos gerados;
- Previsão de conclusão: segundo semestre de 2025.
Publicado por: Maria Eduarda Furtado – Estagiária da UFCAT – Com informações da Eco050