Na manhã da última quinta-feira (11/09), uma onça parda-puma-conconlor, foi vítima de um atropelamento na GO-305, entre Cumari e Anhanguera. Os usuários da rodovia que presenciaram o incidente pararam para acionar o socorro e também para filmar o animal, que apresentou sinais visíveis de cansaço e alguns ferimentos.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Catalão foi prontamente acionada e conseguiu resgatar o animal, encaminhando-o ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Diogo Baldin, veterinário do CETAS de Catalão, mobilizou rapidamente recursos para atender uma onça ferida. Ele destacou que a prioridade era submeter o animal a uma série de exames para diagnosticar suas lesões.
Na noite do mesmo dia, o veterinário informou que a onça é uma fêmea adulta com 32 kg e encontra-se em estado estável, sem fraturas ou alterações morfológicas significativas. Novos exames seriam realizados para determinar um tratamento específico para reintrodução da onça em seu habitat natural o mais brevemente possível. Diogo Baldin, que também faz parte do Instituto de Pesquisa da Vida Silvestre no Cerrado (IPEVIS/GO), ressaltou a importância desse processo.
Leia também:
–PESCADORES AVISTAM ONÇA NADANDO TRANQUILAMENTE NO LAGO DA SERRA DO FACÃO: “ESPÉCIE NÃO OFERECE RISCO AOS HUMANOS”, AFIRMA VETERINÁRIO DO CETAS DE CATALÃO
Curiosamente, esta é a mesma espécie que recentemente foi vista por pescadores no Lago da Usina Serra do Facão. A onça parda-puma concolor, segundo especialistas, é considerada inofensiva, não tendo registros de ataques a humanos por parte dessa espécie.
Ver essa foto no Instagram