A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Polícia de Cumari, com apoio da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRPC), na manhã da última quarta-feira (13), realizou a “Operação Cota Zero” no Rio Veríssimo, situado na divisa dos municípios de Cumari e Corumbaíba, visando reprimir a pesca predatória.
Durante as diligências, realizadas com uso de três barcos motorizados e coletes apropriados, as equipes da Polícia Civil flagraram sete homens, sendo de 49, 50, 52, 55, 62, 58 e 51 anos de idade. Alguns dos suspeitos foram flagrados as margens do rio e outros ainda no leito do curso d’água, logo após terem lançado no rio, instrumentos de pesca predatória, considerados ilegais, como redes, centenas de metros de espinhéis e “jequi”, os quais caracterizam o crime de pesca mediante uso de “aparelhos, petrechos e técnicas não permitidos”, previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Cumari, onde foram autuados em flagrante delito pela prática do crime tipificado no art. 34, inc. III, da Lei n. 9.605/98. Após os depósitos das fianças previstas em lei, cujos valores chegaram a até R$3.000,00 por preso (total R$16.000,00), dependendo da conduta e participação de cada investigado na ação criminosa, os autuados foram colocados em liberdade.
Ainda durante a Operação foram apreendidos dois barcos, dois motores de popa, dois tanques de combustível (25lts), redes, jequi, centenas de metros de espinhéis e cerca de 25kg de pescado (doados a entidade de caridade), pertencentes aos autuados.
Assistam abaixo o vídeo feito pelos policiais civil durante a “Operação Cota Zero”
Escrito por: Redação/Ascom 9ª DRPC
Fotos: Divulgação da Polícia Civil