Escrito por: Cristina Mesquita/
Fotos: Badiinho Filho
A comissão organizadora de ações em Catalão em prol do Hospital do Câncer de Barretos reuniu a imprensa, ontem (8 de junho)para lançar o show do cantor João Carreiro, que já fez dupla com Capataz, na cidade. O evento acontecerá no dia 22 de setembro e terá 100% de arrecadação revertida para o hospital.
Segundo Luciano Ferreira, presidente da comissão, a ideia é arrecadar R$ 100 mil, com a venda de ingressos e bebidas durante o show, que será realizado no espaço Alamanda, na saída para Goiânia. “Nós fizemos uma caminhada em prol do câncer infanto-juvenil pra que a gente possa melhorar o índice de tratamento e identificação desse câncer precocemente”, contou ele enumerando outras ações desenvolvidas pelo grupo na cidade: dois eventos artísticos já realizados, cofrinhos que são colocados em pontos comerciais da cidade para arrecadação de dinheiro e a campanha do lacre que disponibiliza um compartimento para que lacres de latinhas de bebidas sejam depositados. O material arrecadado é enviado para o Hospital e posteriormente comercializado. “É uma mão de via dupla”, diz ele, ressaltando que o Hospital já proporcionou treinamento profissional a uma médica e uma enfermeira padrão para o diagnóstico precoce do câncer, em especial, infanto-juvenil para o atendimento na rede pública de Catalão. Ele lembra que ainda este ano uma carreta (adaptada) estará na cidade para a realização de exames contra a doença.
Os ingressos, de acordo com o presidente, serão vendidos em dois pontos da cidade. A previsão é de que sejam comercializados a partir de julho. “João Carreiro doou o cachê para ser revertido para o hospital. Vários cantores ajudam muito. Tem outros artistas que podem vir. A gente deve fazer um evento por ano nesse modelo de show com artistas famosos. Nós vamos buscar algum cantor para que o ano que vem e fazer um segundo evento”.
Luciano contou que em 2014, 45 pessoas de Catalão foram encaminhadas para o tratamento em Barretos. No ano passado, esse número já subiu para 85. Catalão foi a cidade que mais cresceu em Goiás, em número de atendimentos na unidade paulista. “Você tem a opção de escolher entre Barretos e o Araújo Jorge (hospital conveniado ao SUS para o tratamento de câncer em Goiânia)”, lembrou ele, contando que o município passou a encaminhar pacientes para Barretos, com transporte gratuito, realizado pela secretaria municipal de Saúde. O tratamento no Hospital do Câncer de Barretos é 100% SUS.