Falando em violência contra a mulher, em Catalão, desde o início de março, o município conta com uma viatura exclusiva no atendimento de violência doméstica, a qual conta com uma equipe de dois policiais exclusivos para o atendimento em ocorrências que evolvam agressões contra mulheres.
De acordo com o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Major J. Júnior, atualmente, a Patrulha Maria da Penha monitora 67 medidas protetivas em nossa cidade.
A Sargento Cíntia, que é uma das policiais que compõe a equipe da Patrulha Maria da Penha, em Catalão, disse que foi registrado um aumento significativo durante esse período de pandemia, “as mulheres estão denunciando mais”, afirmou.
Sargento Cíntia também explicou, que se necessário de uma medida protetiva, a mulher deve deslocar até a Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM), localizada na Rua 6, no bairro Mãe de Deus, e representar contra o agressor, e o delegado, fará a solicitação a solicitação da proteção a vítima ao Poder Judiciário, porém, em um caso de extrema urgência, a mulher deve imediatamente solicitar a Polícia Militar através do 190.
O Comandante do 18º BPM, disse que vem colhendo saldos positivos com o apoio da Patrulha Maria Penha, conforme dados revelados por ele. De acordo com o Major J. Júnior, no ano passado (2020), nesse mesmo período, foram registrados um total de 43 ocorrências de violência contra mulheres, contra 25 neste ano.
Outro dado relevado pelo Comandante da PM de Catalão, foi com relação as ocorrências de ameaças contra a mulher, sendo um total de 60 registros em 2020 no mesmo período, contra pouco mais de 30 neste ano.
Escrito por: Badiinho Filho