Catalão conta, desde o mês de agosto, com o Batalhão Rural, que atua a partir do 9º Batalhão Regional. Em Goiás, seu comandante é o Tenente Coronel Carvalho. Em Catalão, o Tenente Lenine.
O Programa Patrulha Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Catalão, é de sua responsabilidade. “O Batalhão Rural é uma outra unidade. Viemos somar ao trabalho realizado”, disse o comandante local. O Patrulha Rural abrange os municípios que integram o Sindicato Rural (Catalão, Ouvidor, Três Ranchos e Davinópolis) e consiste em patrulhar e realizar ações de combate e prevenção a crimes na zona rural. Até hoje, quase 1 mil propriedades são cadastradas no Programa. “Mantemos nossas visitas rotineiras nas propriedades, divulgamos nosso Disque Denúncia Rural, além do trabalho ostensivo que mantemos na zona rural do município, como bloqueios. Os resultados têm sido satisfatórios”, diz ele.
“O Patrulha Rural nos garante segurança no campo e a nossa tranquilidade. Sob a responsabilidade da Polícia Militar, nossas propriedades estão sob a constante vigilância da segurança pública, o que para nós, produtores rurais, é de suma importância”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro. Cada propriedade cadastrada mantém uma placa indicativa na entrada, o que significa dizer que a Polícia Militar tem os dados de todos equipamentos utilizados e dos imóveis naquela localidade. “A partir do momento em que um produtor faz uma denúncia de algum delito, a Polícia Militar já tem em mãos, a rota a ser feita, o direcionamento a ser tomado pelas nossas equipes, o equipamento que foi furtado por exemplo. Todos as informações são repassadas a comandos de todo o Estado para que ajudem em bloqueios e outras ações”, conta o comandante, completando que a placa instalada não é para a PM e sim, para o homem do campo, para a sua segurança e de sua família e colaboradores.
Tenente Lenine reforça o trabalho desenvolvido na zona rural de Catalão e o número do DISQUE DENÚNCIA RURAL: (62) 99631 4340, que também é WattsApp. Neste número, segundo ele, a denúncia pode ser feita por meio de voz ou mensagem de texto, acelerando o trabalho da Polícia Militar.
Escrito por: Cristina de Mesquita/Com informações da ASCOM do Sindicato Rural de Catalão.