Escrito por: Redação/Jornal O Popular
Foto: Reprodução
Portaria do Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO), publicada na semana passada, estabelece um circuito padrão para as provas práticas de direção veicular no Estado. Até o momento nenhuma segue o modelo estipulado. Existem 78 pistas para exames em Goiás, segundo o órgão, e todas têm o prazo máximo de um ano para se adequarem. Nas cidades que não atendem nem aos padrões mínimos, o prazo é ainda menor: seis meses.
“A normativa é para colocar todos os circuitos em um mesmo nível. Poderemos assim trazer mais qualidade ao processo de formação do condutor para que no futuro tenhamos motoristas mais preparados e responsáveis”, acentua o gerente de Habilitação e Exame de Trânsito do Detran-GO, Rodrigo Rezende. “Queremos também combater a prática de migração de condutores para realizar exames em outras cidades”, complementa. O circuito deve oferecer ainda um espaço coberto, banheiros, além de disponibilizar água potável e copos descartáveis.
A proposta enquadra quase todas as categorias, mas a principal mudança será para a formação dos motociclistas (categoria “A”). Será preciso criar uma área específica para a prova, inclusive, com obstáculos e dificuldades semelhantes às existentes nas vias públicas. Já para as demais categorias os exames de balizamento, garagem e rampa, poderão ser realizadas em circuito fechado e o percurso externo terá, no mínimo, 1,5 quilômetros.