A Polícia Civil de Goiás, através da equipe de policiais civis do Grupo B da Central de Flagrantes e Atendimento ao Cidadão de Catalão/9ª Delegacia Regional de Polícia, na tarde de ontem, segunda-feira (10/05), recebeu informação de que numa residência situada no Bairro Santo Antônio, em Catalão, haveria pássaros do tipo “canário-da-terra” mantido em cativeiro.
De posse dessas informações, a Policia Civil de Catalão realizou diligências no local, constatando a veracidade do crime ambiental, tendo então acionado a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Catalão – SEMMAC.
Durante a operação foi possível localizar e apreender 05 (cinco) gaiolas de metal e madeira e 26 (vinte e seis) canários-da-terra mortos, 96 (noventa e seis) canários-da-terra vivos e mantidos em cativeiro sem iluminação, sendo que alguns estavam machucados e outros com alto grau de estresse, tendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMAC), após lavrar Auto de Infração, recolhido os objetos e animais, os quais ficaram sob os cuidados do CETAS (Centro de Triagem de Animal Silvestre), aplicando multa ao suspeito no valor de R$61.000,00.
Diante de tais circunstâncias, o suspeito, de 56 anos, que alegou ser criador de aves por “hobby” e pretendia soltá-los num parque da cidade e que há um ano havia adquirido 05 casais de canários-da-terra que reproduziram, foi conduzido à Central de Flagrantes de Catalão, onde foi autuado pela PC em Termo Circunstanciado de Ocorrência e vai responder na Justiça pela prática dos crimes ambientais previstos nos arts. 29, §1º, inc. III, e 32, “caput”, ambos da Lei n 9.605/98.
ASSISTA O VÍDEO NO INSTAGRAM DO BADIINHO:
Ver essa foto no Instagram
Escrito por: Badiinho Filho/Com informações da 9ª DRP