O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (MESP) deflagrou, nesta quinta-feira (17), a Operação Luz na Infância 2. Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com nota do ministério, suspeitos já estão sendo presos em flagrante. Os alvos foram identificados por meio de material obtido em ambientes virtuais. De acordo com os investigadores, esse material representa “indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva”.
A operação está sendo deflagrada em parceria com as Polícias Civis do Distrito Federal e de 24 estados.
Goiás
Em Goiás, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Senador Canêdo, Anápolis, Luziânia, Valparaíso, Pontalina, Iporá, Rio Verde e Jataí. Alguns suspeitos também foram detidos em flagrante, mas, até o momento, não foram divulgadas maiores informações sobre esses casos.
De acordo com a PC-GO, as equipes procuram arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/MESP), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
As investigações duraram quatro meses e os dados obtidos foram repassado às Polícias Civis, em especial delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos, que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.
Escrito por: Redação-Badiinho/Fontes: Agência Brasil e O Popular
Foto: internet/Reprodução