A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Irmandade, para combater a ação de um grupo criminoso que estava fazendo contrabando de cigarros de origem paraguaia na região de Catalão. Foram apreendidos R$ 91.800,00 e U$ 5.976,00. Até agora, ninguém foi preso.
Em entrevista ao Blog do Badiinho, a PF disse que a operação ainda está em curso e que acredita que com o passar dos dias possa aumentar o número de envolvidos no grupo criminoso.
De acordo com a PF, cerca de 30 policiais federais estão cumprindo nesta etapa da operação, que é desdobramento de outra ação policial desencadeada em 2016, seis mandados de busca e apreensão estão sendo expedidos pela Justiça Federal em Goiás.
As investigações indicam que cargas repletas de cigarros são adquiridas no Paraguai, armazenadas e depois distribuídas no comércio local de Catalão.
Os investigados podem ser enquadrados nos crimes de organização criminosa, que prevê pena de reclusão de 3 a 8 anos, e de contrabando, com pena de reclusão de 2 a 5 anos.
“Destaca-se que, em razão da pandemia de COVID 19, foi adotada logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, visando preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados”, diz a nota da PF.
Publicado por: Badiinho Moisés