Policiais do 18º Batalhão de Policia Militar participam nesta semana no Parque de Exposições Waldivino Duarte de um treinamento de pilotagem de drones, ministrado pelo Senar Goiás em parceria com o Sindicato Rural de Catalão.
O conteúdo envolve assuntos sobre a segurança e saúde do trabalhador; fundamentos e aplicações; partes básicas; procedimentos de voo (regulamentação e orientações) e técnicas com drones. José Carlos Pottier Júnior, ministrante do curso explica, “os militares aprendem módulos básicos de operação do equipamento como pouso, decolagem, manobras e táticas evasivas. Temos uma carga horária teórica e prática com simulador de voo e depois com os próprios drones”.
O treinamento é aberto a toda comunidade, porém, o que José Carlos ressalta é que com as demandas da Patrulha Rural Georreferenciada e da PM na zona urbana, este curso tem sido muito requisitado em todo estado e até por outros órgãos como bombeiros e guarda civil.
O Subtenente Eustáquio, participante do curso, comenta que na corporação essa tecnologia já é utilizada há cerca de dois anos, inclusive em operações, “a Patrulha Rural já utiliza esse equipamento em suas ações para monitoramento das propriedades, na cidade nós temos a possibilidade de usar o drone para a localização e para cobrir uma área maior de atividades suspeitas, utilizando menos policiais e oferecendo mais segurança para os profissionais”, ressalta.
Ao final serão 12 militares certificados, sendo que o curso se estende até quarta-feira, 15, tem carga horária de 24 horas e é gratuito. Para os interessados em realiza-lo é necessário manifestar o interesse junto ao Sindicato Rural para que outra turma seja montada. Mais informações ligue (64) 3441-2479.
Escrito por: Redação/Ascom – Sindicato Rural de Catalão
Fotos: Divulgação SRC/Reprodução