Escrito por: Badiinho Filho
Os candidatos apoiados pelo atual prefeito da cidade de Catalão, o tucano Jardel Sebba, foram todos derrotados na cidade em que ele comanda. No 1º turno das eleições deste ano, o seu filho, o médico Gustavo Sebba (PSDB) sentiu o que é o peso de uma rejeição. Ele foi derrotado pelo ex-prefeito Adib Elias (PMDB), que colocou mais de 14 mil votos de frente no tucano, que disputou pela primeira vez um cargo eletivo. Gustavo Sebba foi eleito deputado estadual, mas sem aval dos Catalanos. Os demais candidatos apoiados por Jardel no primeiro turno também ficaram atrás dos demais concorrentes.
Votos dos três candidato a deputado estadual mais votados em Catalão no 1º turno
Adib Elias (PMDB): Adib Elias (PMDB): 23.639 votos 48.064%
Gustavo Sebba (PSDB): 9.637 votos 20.22%
Rodrigão (SDD): 5.013 votos 10.85%
Governador (1º turno Catalão)
Iris Rezende (PMDB): 22.639 votos
Marconi Perillo (PSDB): 17.848 votos
Vanderlan Cardoso (PSB): 2.958 votos
Governador (2º turno Catalão)
Iris Rezende (PMDB): 26.511 votos – 56,29%
Marconi Perillo (PSDB): 20.589 votos – 43,71%
Nas demais cidades da nossa região, com exceção de Nova Aurora, Marconi Perillo (PSDB) saiu vitorioso.
No segundo turno, os candidatos Aécio Neves (Presidente) e Marconi Perillo (Governador), ambos do PSDB, mais uma vez sofreram significante derrota em Catalão. Marconi Perillo que perdeu em outras cidades da região, como em Ouvidor por exemplo, neste segundo turno ganhou em praticamente todas elas, mas em Catalão, perdeu para Iris Rezende (PMDB) por quase 6 mil votos. Em Novo Aurora, que é comandada por um petista, Marconi também sofreu derrota. Mas a derrota em Catalão foi o que lhe rendeu uma grande matéria no Jornal de maior circulação do estado de Goiás, que é o Jornal O popular do Grupo Jaime Câmara. Leiam a matéria abaixo.
Em Catalão, crise de água impõe revés
Escrito por: Jornal O popular
Após 12 anos, o governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), voltou a amargar uma derrota em Catalão. A maior cidade do Sul do Estado conta com mais de 64 mil eleitores e foi um dos 18 municípios em que Iris Rezende (PMDB) conseguiu bater o tucano no segundo turno das eleições. No município, o peemedebista obteve 56,29% dos votos válidos, contra 43,71% do adversário.
O desgaste que a administração municipal, comandada pelo tucano Jardel Sebba, por conta da crise de água que a cidade enfrenta foi um dos fatores apontados para que Iris voltasse a ter maioria no município. “Estamos passando um problema muito sério de falta d’água. Mas não é desculpa. É preciso destacar que o Iris tem marcas fortes em Catalão”, justificou Sebba.
Em algumas regiões da cidade, segundo relatos de moradores, a água não chega às torneiras há duas semanas. O prefeito admite que há um rodízio no abastecimento dos reservatórios. “É um problema cruel. Os ribeirinhos estão revoltados, a população está revoltada e eu fico chateado com isto tudo, mas estamos trabalhando para resolver. Já temos todo um planejamento”, explicou.
A administração municipal enfrenta ainda outros desgastes, com a adoção de medidas como a implantação de cobrança de estacionamento no Centro, a escolha de secretários de fora do município e a falta de habilidade em negociações com vereadores da base aliada. “A gente tem de enfrentar (os problemas). Invisto no que considero essencial”, disse Sebba.