Escrito por: Assessoria PSB Goiás
Foto: B.B
Com a presença de dois governadores, três senadores, dois vice-governadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças, a senadora Lúcia Vânia se filiou nesta quarta-feira ao PSB, em evento que lotou a Câmara Municipal de Goiânia.
Os políticos do PSB se reuniram com o presidente estadual do partido em Goiás, Vanderlan Cardoso e chegaram juntos – por volta de 9h30 – ao local da filiação.
Do PSB estavam o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, os senadores João Capiberibe (Amapá), Lídice da Mata (Bahia), Fernando Bezerra Coelho (Pernambuco), o ex-governador do Espírito Santo e presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, além do deputado Beto Albuquerque. Esta comitiva ainda com o deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC).
Para o ato de filiação, compondo a mesa principal, ainda estavam o governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice, José Eliton (PP). O deputado Simeyzon e o vereador Elias Vaz (PSB), falaram em nome dos deputados e dos vereadores, respectivamente.
Pelo menos 70 prefeitos compareceram ao evento, e caravanas de mais de 40 cidades foram ver Lúcia Vânia se filiar ao PSB.
“Novo caminho”
Em seu discurso – antecedido por um vídeo mostrando sua trajetória política, com falas do deputado federal Roberto Freire (PPS) e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) – a agora senadora do PSB afirmou que aceitou o convite do partido por uma utopia. “No PSB busco um novo caminho para Goiás”, disse.
Lúcia Vânia fez questão de agradecer toda sua família que estava presente e também o presidente estadual do PSB, Vanderlan Cardoso, a quem chamou de “homem justo e correto”, e elogiou seu mandato à frente da prefeitura de Senador Canedo.
Em seu discurso, a senadora afirmou que viveu hoje “um momento importante da sua vida política. Sempre sonhei em ver meu estado alcançando e conquistando espaço melhor no cenário político brasileiro”.
Lúcia continuou afirmando que sai em busca de nova utopia e isso não permite a ela acomodação. Sobre o cenário político nacional afirmou que “é preciso restaurar a confiança do brasileiro”. Lúcia ainda elogiou Eduardo Campos e os valores e lições que deixou durante a sua vida pública.
Em entrevista logo que chegou ao evento, Lúcia afirmou que veio para o PSB, pois busca sempre avançar e achar novas alternativas. “O partido tem uma postura muito correta com as quais eu me dou muito bem. Temos também uma uniformidade muito grande em relação aos projetos, já que sou muito ligado ao social, e sei o quanto o PSB pode ajudar a sociedade brasileira em um momento como esse, de crise econômica e ética. Por isso, nada melhor do que um novo caminho”.
Sobre candidatura em 2016 na cidade de Goiânia, Lúcia Vânia afirmou que o candidato do partido será Vanderlan Cardoso, que já se colocou como pré-candidato. “Tenho certeza que Vanderlan representará muito bem o partido”, disse.
Lúcia afirmou ainda que foi para o PSB pela estrutura que o partido tem no Senado e pela identificação com os projetos. Ela ainda disse que sua atuação continuará a mesma, sendo uma parlamentar municipalista, com uma política de alto nível, respeitando os adversários, e, principalmente, trabalhando para que o estado de Goiás possa crescer cada vez mais.
Vanderlan Cardoso
O presidente estadual do PSB, Vanderlan Cardoso, relembrou de conversas que teve com Eduardo Campos que o incentivaram a assumir o partido em Goiás. “Campos sempre me incentivou na política e a trazer novas lideranças para o partido, e aceitei o desafio”, afirmou.
O ex-prefeito de Senador Canedo contou que chegou a acreditar que Lúcia Vânia não iria para o PSB, mas que está extremamente feliz com a vinda da senadora.
“O que o Eduardo Campos me pediu, estou cumprindo. Eu quero dividir as responsabilidades com a senadora, e já temos que pensar nas eleições de 2016 e de 2018. Sempre defendemos o que é de interesse do estado de Goiás, e continuaremos independentes. Estou muito feliz com a chegada de Lúcia Vânia ao PSB”, afirmou Vanderlan.
Na entrevista logo que chegaram ao evento, Vanderlan afirmou que a senadora Lúcia Vânia chega no momento que o partido está crescendo, e com sua chegada, com certeza, ocorrerá o fortalecimento do partido, já pensando nas eleições de 2016.
Sobre as eleições do próximo ano, Vanderlan afirmou que a chegada da senadora o anima ainda mais. “Tenho dito desde o início que a vinda dela iria fortalecer e animar, não somente a mim, mas também toda a militância do PSB. Isso está comprovado pela quantidade de pessoas, em uma quarta-feira, que vieram prestigiá-la”.
Compromisso
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg salientou que Lúcia Vânia é um patrimônio da política brasileiro.
“Fico feliz, pois, conheço a senadora há alguns anos. Sei do seu compromisso com Goiás e com as causas essenciais para o Brasil. Brasília também está em festa”.
A senadora Lídice da Mata elogiou a luta pelas mulheres sempre feita por Lúcia Vânia. Márcio França também parabenizou a coragem da senadora goiana do PSB ao longo da sua trajetória política.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que qualquer um lamentaria perder uma parlamentar como Lúcia Vânia. Segundo ele, foram 30 anos juntos.
Marconi elogiou o PSB afirmando ser um partido “ético, sério e com princípios”, e também Lúcia Vânia, salientando que a senadora é sinônimo de luta. “Poucas lutam pelo seu estado como a senadora. Lúcia é uma mulher de caráter e muito fiel”.
Em seu discurso, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que hoje é um grande dia para o PSB, já que Lúcia Vânia terá papel muito importante em Goiás e no Brasil.
Carlos Siqueira afirmou ainda que o PSB terá candidatura à prefeitura de Goiânia em 2016 e que Vanderlan Cardoso será o candidato do partido.