Com objetivo de reduzir o desperdício e gerar economia aos cofres de Catalão, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) discute parcerias com indústrias produtoras de minérios e fertilizantes para o aproveitamento de resíduos que até então são descartados – como por exemplo o cascalho, que pode ser utilizado na manutenção nas estradas vicinais do município.
“Esta parceria viabilizará o escoamento da safra agrícola a partir das estradas vicinais recuperadas. Diminuirá os danos causados pelos buracos aos veículos e vai garantir maior segurança no transporte dos estudantes”, afirma Jardel. O prefeito diz ainda que a desordem nas contas da prefeitura que ele herdou enseja um grande esforço no sentido de economizar e promover obras a baixo custo e com criatividade.
Jardel afirma que o cascalho descartado pelas indústrias é de boa qualidade. Com este material, diz que será possível recuperar todas as estradas e preservá-las em ótimas condição de uso por um bom tempo. Já aceitaram participar desta parceria as empresas Copebrás e Fagundes.
O prefeito lembrou também que, na prefeitura, prometeu escancarar as portas da administração para receber a colaboração da União, governo federal e das empresas sediadas e interessadas no desenvolvimento do município.
“Nos dias a hoje, a prefeitura precisa ficar pedindo cascalho para um ou outro fazendeiro. Isso não é bom”, diz o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Alves Carvelo. “Por que não avançar nas parcerias com as empresas? Por se tratar de um cascalho nobre, de alta qualidade, o serviço terá maior durabilidade, não sendo necessário que haja cascalhamento constante”, explica.
A prefeitura deve providenciar o aluguel de veículos para a coleta e a construção de de um depósito para o acúmulo do cascalho. Esta matéria-prima será recolhida diariamente por dois caminhões. A administração municipal se compromete a executar as obras de recuperação das vias de tráfego vicinais, que serão fundamentais ao desenvolvimento da economia da região.
SecomCatalão